A Linguística e a Semiótica aplicadas ao Ensino Médio

ATENÇÃO: Novo calendário (Sala 172)

Paulo Chagas de Souza: a morfologia e o ensino de línguas / 18 de agosto

Marcelo Ferreira: a semântica e o ensino de línguas / 25 de agosto

Ivã C. Lopes a semiótica e o ensino de análise de textos / 15 de setembro

Elaine Grolla: a aquisição da linguagem e o ensino de línguas / 22 de setembro

Ronald Beline : a sociolinguística e o ensino de línguas / 29 de setembro

Antonio Pietroforte: a semiótica e o ensino de literatura / 06 de outubro

Apesar das muitas gramáticas e manuais de redação editados no Brasil, quase não há variações do conteúdo pedagógico exposto nessas edições e, apesar do que se produz em termos intelectuais na universidade, quase nada das inovações da Linguística e da Semiótica são incorporados nesses livros. As grandes culpadas desse cenário desastroso são as editoras comerciais, que, infelizmente, sendo a maioria no Brasil, raramente investem em inovações, insistindo sempre nos mesmo tópicos, buscando sempre seus únicos propósitos de vender cada vez mais livros. Nas mãos desses verdadeiros kapos, os donos dessas editoras, nada mudará... O curso de atualização que se propõe busca, portanto, em termos políticos, opor-se a essa prática meramente comercial, apresentando tópicos que, raramente, encontram-se problematizados nos livros didáticos da indústria cultural, avessos às discussões mais aprofundadas. Desse ponto de vista, são nossos objetivos específicos expor e problematizar tópicos de Linguística, com vistas a contribuir com o ensino de línguas, e tópicos de Semiótica, com vistas a contribuir com o ensino de análise, leitura e produção de texto e do ensino de Literatura.

Máximo de 60 alunos.

Mínimo de 10 alunos.

Para a obtenção do certificado de extensão, o participante precisará ter, no mínimo, 75% de presença; não serão realizadas provas ou quaisquer outros modos de avaliação além da presença.
Prof. Dr. Antonio Vicente Seraphim Pietrofortes, da FFLCH/USP.

Ana Paula Scher

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte

Elaine Bicudo Grolla

Esmeralda Vailati Negrão

Ivã Carlos Lopes

Marcelo Barra Ferreira

Paulo Chagas de Souza

Ronald Beline Mendes

Departamento de Linguística, da FFLCH/USP.
18/08/2018 à 06/10/2018

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discentes, 2 docentes, 2 funcionários e 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 12/04/18 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio:

Mariana De Castro Santos (Aluna USP)

Taís Assadurian Silva (Aluna USP)

Anna Maria Emilia Gravina de Godoy e Vasconcellos (Terceira idade)

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

Valor:

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 50,00: Interessados em geral.
► R$ 45,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 25,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

16/04/2018 a 27/04/2018

Horário9:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.