A Rota do Êxodo

O presente curso propõe o estudo das jornadas dos israelitas pelo deserto, após a saída do Egito. Durante os quarenta anos de jornadas pelo deserto, os israelitas acamparam em quarenta e dois lugares diferentes. Esses lugares não parecem ser o objetivo da viagem, mas meros estágios intermediários da grande jornada à terra de Canaã. Apesar disso, cada local de acampamento possui um significado específico, e o seu conjunto forma uma rota diferente daquela que seria a mais direta ou a mais próxima do destino final. Para cada um dos quarenta e dois acampamentos, ou estações, por onde passaram os israelitas durante este período de quarenta anos no deserto, é possível fazer uma análise histórica, geográfica e arqueológica. Além disso, cada nome de lugar possui um significado específico: muitas vezes, o nome do local já existia antes da passagem dos israelitas; outras vezes, alguma característica física do local lhe conferia o nome; mas há também os nomes originários de eventos que ocorreram durante a estadia dos israelitas. Vale ressaltar que a veracidade das narrativas bíblicas referentes ao período de permanência dos israelitas no deserto é discutida por historiadores e arqueólogos, devido à ausência de evidências extra-bíblicas do período em questão. O curso propõe o estudo do significado dos quarenta e dois lugares nos quais os Filhos de Israel acamparam durante seus quarenta anos de andanças pelo deserto, através da investigação da etimologia, história, geografia e arqueologia de cada lugar, além do estudo da exegese relacionada às jornadas. O curso objetiva entender a natureza e os motivos da escolha desta rota específica; a discussão dos possíveis objetivos das jornadas, levando em consideração a exegese judaica; comparar a rota em questão com outros registros históricos; e, enfim, verificar a existência de padrões ou ciclos de ocorrências nessa rota, no intuito de buscar indícios de que a rota poderia, eventualmente, não ser aleatória.

• Máximo: 60 alunos
• Mínimo: 5 alunos

Mínimo de 75% frequência obrigatório.
Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman, da FFLCH/USP.

Manu Marcus Hubner

Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
05/06/2019 a 26/06/2019

Horário9:00 às 16:45.
Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 funcionário USP, 4 discentes e 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa até 12/05/2019  CLIQUE AQUI

Resultado:

Ana Maria Mendes Menezes

Daniel Nunes da Silva

Suelen Ramos dos Santos

Luiz Felipe da Silva Lima

Eliane Aparecida Domingues

José Lucio Pinto Bandeira

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

► R$ 70,00: Interessados em geral.

► R$ 63,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.

► R$ 35,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.

• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.

• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).

• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

14/05/2019 a 31/05/2019

Horário9:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.