Curso a distância no Moodle para estudantes que preparam viagem de estudos na França

DIFUSÃO

PÚBLICO-ALVO
Graduandos e pós-graduandos da FFLCH-USP.

PRÉ-REQUISITO
Nível de conhecimento em francês de 120 horas ou mais. No caso do candidato não ter o comprovante deverá submeter a exame de seleção (prova escrita).

REALIZAÇÃO
Período: 22.10 a 17.12.2010
Aulas presenciais:22.10.10, das 09:00 às 12:00 e 17.12.10, das 14:00 às 17:00.
Carga Horária: 30 horas
Vagas: 25 (mínimo 15 alunos).
Valor: gratuito.
Local: Predio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - sala 267.

CERTIFICADO
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença e nota 7.

COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Heloisa Brito de Albuquerque Costa, da FFLCH/USP.

VICE-COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia, da FFLCH/USP.

MINISTRANTES
Profas. Dras. Heloisa Brito de Albuquerque Costa e Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia, da FFLCH/USP.

PROMOÇÃO
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.

EXAME DE SELEÇÃO
INSCRIÇÃO PARA ENTREVISTA: 15.09 à 15.10.10 (no caso dos alunos que não apresentarem comprovante de conhecimento de língua, comparecer à entrevista na data abaixo)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

DATA DA ENTREVISTA: 18.10.10, às 14h00

LOCAL: Prédio de Letras, sala 267.

RESULTADO: 19.10.10
OBS.: caso tenha problema com dia de entrevista, entre em contato através do e-mailheloisaalbuqcosta@usp.br.

MATRÍCULA PRESENCIAL
DATA: 15.09 a 15.10.10, ou enquanto houver vaga.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:
- certificado ou comprovante correspondente a 120 horas de francês;
- apresentar carteirinha USP;
- RG (data de expedição) e CPF;
- endereço e telefone.

OBSERVAÇÕES:
1. Não efetuaremos matrículas fora do prazo estipulado;
2. Não efetuaremos matrícula por telefone e e-mail;
3. As matrículas serão feitas por ordem de chegada.

OBJETIVO
O curso tem como objetivo o de favorecer a inserção de estudantes brasileiros no meio universitário francês no âmbito dos acordos entre a FFLCH e as universidades francesas. Para isso, será proposto ao grupo-classe atividades de compreensão e de expressão, orais e escritas em francês por meio dos instrumentos da plataforma Moodle. Aspectos culturais característicos do meio universitário francês também serão abordados.

AULA 1 – PRESENCIAL - 22.10.10
LAPEL Familiarização com a plataforma Moodle e elaboração dos perfis dos alunos.

AULA 2 - A DISTÂNCIA
Compreensão oral de trechos de conferências (canal U) ou de aulas inaugurais em francês. Anotações de um documentos oral.

AULA 3 - A DISTÂNCIA
Espressão escrita: preparação e redação de planos de apresentação de seminários.

AULA 4 - A DISTÂNCIA
Compreensão escrita de textos científicos/acadêmicos.

AULA 5 - A DISTÂNCIA
Elaboração de projetos de iniciação à pesquisa: do tema à definição de objetivos e pesquisa bibliográfica.

AULA 6 - A DISTÂNCIA
Compreensão oral de depoimentos de estudantes franceses e estrangeiros que residem ou residiram na França.

AULA 7 - A DISTÂNCIA
Conhecer uma universidade francesa: Université Lumière Lyon 2 - campus, formações e serviços.

AULA 8 - A DISTÂNCIA
Compreensão escrita e preenchimento de documentos administrativos.

AULA 9 - A DISTÂNCIA
Trabalhos finais, exames e memoriais.

AULA 10 – PRESENCIAL - 17.12.10
Exame final e avaliação do curso.