Escrituras do Espaço - Parte 1

DIFUSÃO

PÚBLICO-ALVO
Estudantes de Letras e interessados em geral.

REALIZAÇÃO
Período:13.08 a 17.09.2010
Recessão: 10.09.2010
Horário: 6ª feira, 15h às 18h.
Carga Horária:15 horas.
Vagas: 50 (mínimo 5 pagantes).
Valor: Gratuito
Local: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 402 - sala 209.

COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Claudia Consuelo Amigo Pino, da FFLCH/USP.

MINISTRANTES
Ana Amelia Barros Coelho, Carla Cavalcanti e Silva, Carolina Augusto Messias, Lucia Amaral de Oliveira Ribeiro, Luciana Antonini Schoeps, Mônica Fernanda Rodrigues Gama, Samira Murad e Profa. Dra. Claudia Consuelo Amigo Pino.

PROMOÇÃO
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.

CERTIFICADO
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.

MATRÍCULA
PERÍODO ON LINE: 02 a 11.08.2010, das 00 às 23:59 <<clique aqui>>

PERÍODO PRESENCIAL: 02 a 11.08.2010.

LOCAL E HORÁRIO: <<clique aqui>>

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PRESENCIAL:
- RG (data de expedição) e CPF;
- endereço e telefone.

OBSERVAÇÕES:
1. Não efetuaremos matrículas fora do prazo estipulado;
2. Não efetuaremos matrícula por telefone e e-mail;
3. As matrículas serão feitas por ordem de chegada.

OBJETIVO
Pretendemos refletir sobre as práticas espaciais da escrita literária e crítica. Abordaremos suportes como os da página, do caderno, das listas, dos diários das correspondências e das notas de leitura, assim como o espaço físico onde esses suportes se encontram, para observar como esses componentes atuam em seu processo de elaboração e em sua recepção.

13.08: A página
20.08: O caderno
27.08: O álbum e diário
03.09: A biblioteca
17.09: A correspondência

A aparente trivialidade do espaço da página será o objeto de nossa primeira aula, abordado em sua historicidade pela perspectiva da crítica genética. Como exemplo, trataremos da composição de listas, em manuscritos preparatórios de algumas das obras do escritor Georges Perec.
Os cadernos de rascunhos são lugar privilegiado para a investigação do trabalho escritural de cada escritor, principalmente no que concerne o uso desses suportes. Para tratar dessa questão, trabalharemos com o espaço dos cadernos de Marcel Proust.
Propomos também observar a como se dá a prática da escrita diarística e a composição de álbuns, no trabalho dos críticos Roland Barthes e Philippe Lejeune.
Em seguida, passamos à exploração do espaço de arquivos e bibliotecas, partindo da relação dos escritores Guimarães Rosa e Gustave Flaubert com seus acervos. A partir da noção de biblioteca desenvolvida por Michel Foucault em seu artigo “La bibliothèque fantastique” e da ideia de biblioteca depreendida do conto “La biblioteca de Babel” de Jorge Luis Borges, pretendemos problematizar a caracterização do espaço da biblioteca, no qual o escritor se nutre, para a entrada na escritura.
Para finalizar, trataremos das correspondências. A partir da leitura de alguns textos de correspondências e das obras de Flaubert e Rosa, pretendemos abordar temas e procedimentos de escritura, bem como analisar reflexões sobre o fazer literário.