Multiletramentos Críticos e Ensino de Línguas

DIFUSÃO

PÚBLICO-ALVO
Professores de línguas (tanto de língua portuguesa quanto de qualquer língua estrangeira) que atuam na rede oficial de ensino ou em institutos de idiomas, graduandos e pós-graduandos de cursos de Letras.

REALIZAÇÃO
Período: 04.09 à 11.12.10
Recessão: 11.09 e 09.10.10
Horário: Sábado, 09:00 às 12:00.
Carga horária: 30 horas
Vagas: 30 (mínimo 10 alunos).
Valor: Gratuito.
Local: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – 167.

CERTIFICADO
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.

COORDENAÇÃO
Prof. Dr. José da Silva Simões, da FFLCH/USP.

VICE-COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Daniel Puglia, da FFLCH/USP.

MINISTRANTE
Marlene de Almeida Augusto de Souza, pós-graduanda da FFLCH/USP.

PROMOÇÃO
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.

MATRÍCULA
PERÍODO ON-LINE: 23.08 a 02.09.2010, das 00 as 00:59

PERÍODO PRESENCIAL: 23.08 a 02.09.2010 (enquanto houver vaga).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:
- apresentar carteirinha USP ou holerite (no caso de comunidade USP e Professores);
- RG (data de expedição) e CPF;
- endereço e telefone;
- enviar comprovante de público alvo para o e-mail: agenda@usp.br ou fax: 3091-4629.

OBSERVAÇÕES:
1. Não efetuaremos matrículas fora do prazo estipulado;
2. Não efetuaremos matrícula por telefone e e-mail;
3. As matrículas serão feitas por ordem de chegada;
4. A matrícula só será confirmada após o envio da documentação.

OBJETIVO
Apresentar os principais conceitos discutidos pelos teóricos de multiletramentos críticos procurando entender quais são os novos desafios a que a educação e, mais especificamente, as aulas de língua estrangeira estão sendo submetidas. Criar condições para que os professores e futuros professores repensem suas práticas pedagógicas a partir de tais discussões.

PROGRAMA
1. Leitura e letramento crítico
2. Língua materna e línguas estrangeiras e os multiletramentos críticos
3. Leitura e construção de sentidos em língua materna e línguas estrangeiras
4. A prática de leitura em língua materna e línguas estrangeiras, segundo os multiletramentos críticos
5. O ensino de língua materna e línguas estrangeiras com as novas práticas dos multiletramentos críticos.