As Paixões nos Textos: o Efeito Passional em Diferentes Domínios Discursivos

Pré-Requisito

Ter formação em curso superior, completa ou em andamento.

Proporcionar aos interessados uma iniciação aos estudos discursivos da paixão e do afeto, expondo as particularidades da perspectiva semiótica em meio ao panorama das demais abordagens da questão. Trazer-lhes, ao mesmo tempo, ilustrações práticas do modo como as paixões são examinadas em diferentes esferas discursivas, e em uma variedade de tipos de textos. O curso articula constantemente explanação teórica e trabalho concreto com uma pluralidade de textos selecionados em múltiplos domínios discursivos.

Aula 1. O estudo das paixões: notas preliminares
a. Breve panorama dos estudos sobre as paixões nas diferentes vertentes das ciências humanas (filosofia, psicologia, psicanálise, sociologia), situando o modo como a Teoria Semiótica procura tratá-las.
b. Retórica e semiótica, persuasão e paixão: a abordagem aristotélica e seu paralelo com a perspectiva semiótica.
c. O papel do gênero na construção discursiva: diferentes totalidades, diferentes estratégias enunciativas, procedimentos de discursivização e textualização.
d. Entre enunciador e enunciatário: uma parceria na produção do sentido.

Aula 2. Compaixão: a configuração do efeito de identificação no discurso literário.
a. Procedimentos de análise na linguagem verbal: prosa e poesia.

Aula 3. Resignação: as estratégias discursivas e textuais no contexto religioso.
a. Procedimentos de análise na linguagem verbal, visual e verbovisual: narrativa bíblica, fidelização e divulgação religiosa.

Aula 4. Revolta: a manipulação sensível no discurso jornalístico.
a. Procedimentos de análise nas linguagens verbovisual, audiovisual: jornal impresso, online e televisivo.

Aula 5. Suspense: a estruturação do efeito de apreensão em discursos televisivos.
a. Procedimentos de análise na linguagem audiovisual: telenovela, filme e seriado.

Aula 6.
Parte I: Desejo: a construção do Querer no discurso publicitário.
a. Procedimentos de análise nas linguagens verbovisual e audiovisual: propaganda impressa e televisiva.
Parte II: O estudo das paixões: notas finais.

Máximo: 50 alunos
Mínimo: 10 alunos

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes, da FFLCH/USP.

Eliane Soares de Lima e Sueli Maria Ramos da Silva.

Departamento de Linguística, da FFLCH/USP.
28.04 a 02.06.2012

• Matrícula Presencial
• Veja ao lado "Procedimentos Matrícula Presencial"

Inscrição on-line
03 a 10.04.2012
11.04.2012
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade, assim distribuídas: 1 docente, 2 discentes, 2 funcionários e 3 para 3ª idade.

• A Inscrição será apenas pela Internet na data estipulada.
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
•  Veja as regras no link bolsas e descontos.

RESULTADO:

JOSÉ RENATO MARGARIDO GALVÃO

Funcionário USP

Cícera Valéria Félix da Silva

Aluno USP

Maria Isabel da Silva

Aluno USP

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 50,00: Interessados em geral.
► R$ 45,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 25,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

12 a 26.04.2012

• Matrícula Presencial
• Veja ao lado "Procedimentos Matrícula Presencial"