Programa

1a aula (01/08/22): Apresentação – Abordagens sobre classificações sociais: interseccionalidade versus marcadores sociais da diferença.
Leitura Complementar:
ALMEIDA, Heloísa B; SIMÕES, Júlio A.; MOUTINHO, Laura; SCHWARCZ, Lília M. “NUMAS, 10 anos: um exercício de memória coletiva”. In: Marcadores Sociais da Diferença. Organizado por Gustavo Saggese [et al]. São Paulo: Terceiro Nome; Editora Gramma, 2018. pp 19-23.
COLLINS, Patricia H. “Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória”. Parágrafo. Jan/jun. 2017, v.5, n.1 (2017) - issn: 2317-4919.
CRENSHAW, Kimberlé. “A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero”. Cruzamento: raça e gênero. Painel 1.
GONZALEZ, Lélia. “Por um feminismo afro-latino-americano”. In: Por um feminismo afro-latino-americano. Organização Flavia Rios, Márcia Lima. 1a Edição, Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
MCCLINTOCK, Anne. “Introdução: Pós-colonialismo e o anjo do progresso”. In: Couro Imperial. Tradução Plínio Dentzien. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
PISCITELLI, Adriana. “Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras”. Sociedade e Cultura, v.11, n.2, jul/dez. 2008. pp. 263 a 274.

2a aula (02/08/22): Dessubstancialização da diferença.
Leitura Obrigatória:
CORRÊA, Mariza. “Não se nasce homem”. Trabalho apresentado no Encontro “Masculinidades/Feminilidades”, nos “Encontros Arrábida 2004”, Portugal. Disponível: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/942_926_na…
STOLCKE, Verena: “Sexo está para gênero assim como raça para etnicidade?”, Estudos Afro-Asiáticos, n. 20, 1991.
Leitura Complementar:
FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976. In: __. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. pp. 285-315.
PRECIADO, Paul. “Quem defende a criança queer?”. In: Um apartamento em Urano. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2020.

3a aula (03/08/22): Feminismos, marcadores e usos no campo.
Leitura Obrigatória:
BRAH, Avtar. “Diferença, diversidade, diferenciação”, cadernos pagu, 26, 2006, pp. 329-376. Combahee River, C., Pereira, S., & Gomes, L. S. (2019). Tradução: Manifesto do Coletivo Combahee River. Plural, 26(1), 197-207. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2019.159864
LORDE, Audre. “Não existe hierarquia de opressão”. In: Pensamento feminista. Organização Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LORDE, Audre. “Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença”. In: Pensamento feminista. Organização Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
Leitura Complementar:
COELHO, Clara de O..Feminismos no Instagram: uma análise sobre compartilhamento de teoria feminista na rede social. Perifèria, revista de recerca i formació en antropologia, 26(2), 152-175(2021), https://doi.org/10.5565/rev/periferia.862
LORDE, Audre. “Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença”. In: Pensamento feminista. Organização Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

4a aula (08/08/22): Consentimento, vulnerabilidade e agência
Leitura Obrigatória:
LOWENKRON, Laura. 2015. “Consentimento e vulnerabilidade: alguns cruzamentos entre o abuso sexual infantil e o tráfico de pessoas para fim de exploração sexual”. Cadernos Pagu (45). https://www.scielo.br/j/cpa/a/gC9XJ9zVMFWhLGnNbPPf3Wv/abstract/?lang=pt
MCCLINTOCK, Anne. “Introdução: Pós-colonialismo e o anjo do progresso”. In: Couro Imperial. Tradução Plínio Dentzien. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
MCCLINTOCK, Anne. “A situação da terra - Genealogias do imperialismo”. In: Couro Imperial. Tradução Plínio Dentzien. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. (somente subtítulo “negros brancos” e “calibãs celtas”, p.90-98).
PISCITELLI, Adriana. “Economias sexuais, amor e tráfico de pessoas – novas questões conceituais”. Cad. Pagu, 47, 2016. https://doi.org/10.1590/18094449201600470005
Leitura Complementar:
MOUTINHO, Laura. “Negociando com a adversidade: reflexões sobre "raça", (homos)sexualidade e desigualdade social no Rio de Janeiro”. Revista Estudos Feministas, 14 (1), 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100007
5a aula (09/08/22): Condições precárias: violências sociais e sofrimento psíquico.
Leitura Obrigatória:
AHMED, Sara. “Estraga-prazeres feministas (e outras sujeitas voluntariosas)”. Revista Eco-Pós, 23 (3), 2020. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27642
BUTLER, Judith. “De quem são as vidas consideradas choráveis em nosso mundo público?”. El País, 10 jul. 2020. https://brasil.elpais.com/babelia/2020-07-10/judith-butler-de-quem-sao-…
FISHER, Mark. “Não prestar para nada”. Jacobin, 13 jan. 2022. https://jacobin.com.br/2022/01/nao-prestar-para-nada
PUSSETTI, Chiara; BRAZZABENI, Micol. “Sofrimento social: idiomas da aflição e políticas assistenciais”. Etnográfica, Lisboa, v. 15, n. 3, 2011.
Leitura Complementar:
BUTLER, Judith. “A vulnerabilidade corporal e a política de coligação”. In: Corpos em aliança. Tradução Fernanda Miguens. 4a edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
PIVA, Felipe Paes. As intermediações entre o coletivo e o individual no sofrimento psíquico de graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP): diálogos antropológicos com campos da saúde mental. Anais da ReACT-Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 5, 2022. https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/article/view/3786