Criação de Curso

Para o segundo semestre de 2021 apenas cursos on-line.

Os cursos de difusão devem ser enviados com no mínimo 60 dias de antecedência da data inicial. Recebemos propostas em fluxo contínuo.


INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CURSOS:

► As propostas apresentadas precisam da aprovação do Coordenador, obrigatoriamente um professor da FFLCH (aposentados não podem), e do Chefe do Departamento que oferece o curso. Ambas as aprovações são realizadas no fluxo digital do Sistema Apolo (nada em papel; nada com assinaturas).

► Para o cadastro, os responsáveis (coordenador ou ministrante) devem enviar o formulário, em arquivo digital (formato doc) devidamente preenchido para agenda@usp.br (mínimo de 60 dias de antecedência).

► Enviar no mesmo e-mai o currículo do ministrante.

► O ministrante deve ser graduado. Alunos da graduação não podem ministrar aulas.

► Somente os cursos aprovados pela Comissão de Cultura e Extensão serão homologados junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).

► Todos os cursos oferecem certificados aos alunos e ministrantes.

► A parte didática do curso (assim como as ferramentas e plataformas digitais para o ensino à distância) é de responsabilidade dos ministrantes e coordenadores. É de responsabilidade dos ministrante abrir um número de vagas compatível com o limite da plataforma escolhida para oferecimento do curso. Para dúvidas e suporte técnico consultar a Equipe de Informática: moodle.fflch@usp.br

► É de responsabilidade dos coordenadores e ministrantes acompanharem junto à equipe técnica do SCE os encaminhamentos administrativos para o cadastro e homologação dos cursos.

► Para cursos que tiverem pré-requisitos de público, a seleção é de responsabilidade dos ministrantes. A matrícula no Sistema Apolo é on-line, aberta a todos e por sorteio obrigatório, segundo as normas da Reitoria da USP.

►Qualquer dúvida, consultar sempre a equipe técnica do Serviço de Cultura e Extensão (SCE): agenda@usp.br

 

PRAZOS PARA ENTREGA DE PROPOSTAS
 

Natureza do curso

Prazo para entrega da proposta*

Difusão ou Atualização

60 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Aperfeiçoamento ou Especialização

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Cursos de EAD ou com convênios

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA
 
 
* Ofício PRCEU de 11 de abril de 2017 determina que nenhum curso poderá ter início sem as aprovações em todas as instâncias competentes. Para conhecer o documento CLIQUE AQUI



MODALIDADES DE CURSOS

 

Natureza de curso

 Carga horária mínima

Público alvo

Aperfeiçoamento

180 h

Somente graduados

Atualização

30 h

Somente graduados

Difusão

4 h

Não há restrição

Especialização

360 h

Somente graduados

 
* Para cursos nos quais a carga horária seja superior a da sua natureza (difusão/atualização) é necessário uma justificativa para ser incluída no Sistema Apolo.
 
 
Documentos para finalização dos cursos:
 
OBSERVAÇÃO: Não existe dentro dos trâmites administrativos a condição de aluno OUVINTE. Eventuais alunos que tenham frequentado cursos sem a devida regularização das matrículas não têm direito ao certificado. Pedidos de matrículas extras fora do período oficial de matrícula não serão aceitas, a não ser sob consulta e justificativa do coordenador a ser analisada pela equipe técnica do SCE/FFLCH. 
 
 

REGULAMENTOS

  • Resolução CoCEx 5856: Regulamenta as atividades de Residência, Prática Profissionalizante e Programa de Atualização de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx 5857Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx 5427: Altera 4543/98 sobre convênios e participação de docentes em atividades de assessoria, consultoria, convênios e contratos.
  • Resoluções CoCEx Nº 5007: Regulamenta a Educação a Distância nos Cursos de Extensão da Universidade de São Paulo. 
  • RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072/03: Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de 
    São Paulo e dá outras providências.
  • RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7029/14: Altera a carga horária mínima para cursos de difusão.
  • Verbete do formulário
  • Resolução CoCEx 6667Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão
    Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx Institui o Programa de Apoio ao Ensino a Língua Estrangeira – PAELE, que visa a fomentar o ensino e a aprendizagem em línguas estrangeiras e a criação de bolsas associadas aos projetos de cultura e extensão da Universidade de São Paulo.
  • Resolução CoCEx 7425/2017: Regulamenta e estabelece novas normas sobre os Cursos de Extensão.