Criação de Curso

 Formulário para criação de curso 

► É preciso sempre preencher o formulário acima atualizado, sem usar versões anteriores:

► Recomendamos cursos on-line. Não existe curso híbrido (presencial e online) pelas normas da Reitoria da USP.

► Para curso presencial, consultar a equipe do SCE antes de enviar o formulário. A reserva de sala é de responsabilidade dos ministrantes junto aos Departamentos.

► Os cursos de difusão devem ser enviados com no mínimo 60 dias de antecedência da data inicial. Recebemos propostas em fluxo contínuo. Nossa equipe vai cadastrar o curso, fazer a divulgação, as homologações, as inscrições e os sorteios das vagas. Não é necessário aprovações nos Departamentos para o envio dentro do prazo de 60 dias. O envio dentro do prazo é de responsabilidade dos ministrantes e coordenadores. 

► Em momento oportuno, a coordenação da proposta, assim como os Departamentos, precisam apenas validar o curso no Sistema Apolo e receberão as orientações por e-mail.

► Após o curso ser aprovado em todas as instâncias, não é mais possível solicitar alterações na estrutura do curso. A homologação final é feita pela CCEx na véspera do início das inscrições de cada curso.
 

LEIA AS INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CURSOS:

► As propostas apresentadas precisam da aprovação do "Coordenador(a)", obrigatoriamente docentes da FFLCH (aposentados não podem), e do Departamento que oferece o curso. Ambas as aprovações são realizadas no fluxo digital do Sistema Apolo (nada em papel; nada com assinaturas).

► Para o cadastro, os ministrantes devem enviar o formulário, em arquivo digital (formato doc) devidamente preenchido para agenda@usp.br (mínimo de 60 dias de antecedência).

► Enviar no mesmo e-mail o currículo lattes dos ministrantes.

► Estudantes de graduação sem diploma do ensino superior não podem ministrar aulas.

► Somente os cursos aprovados pela Comissão de Cultura e Extensão serão homologados junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).

► Todos os cursos oferecem certificados para discentes aprovados e ministrantes.

► A parte didática do curso (assim como as ferramentas e plataformas digitais para o ensino à distância) é de responsabilidade dos ministrantes. É de responsabilidade dos ministrante abrir um número de vagas compatível com o limite da plataforma escolhida para oferecimento do curso. 

► É de responsabilidade dos ministrantes acompanharem junto à equipe técnica do SCE os encaminhamentos administrativos para o cadastro e homologação dos cursos.

► Para cursos que tiverem pré-requisitos de público, a seleção é de responsabilidade dos ministrantes. Os responsáveis pelo curso devem apresentar no formulário as ferramentas e os documentos necessários para esta seleção. A matrícula no Sistema Apolo é on-line, aberta a todos e por sorteio obrigatório, segundo as normas da Reitoria da USP.

►Qualquer dúvida, consultar sempre a equipe técnica do Serviço de Cultura e Extensão (SCE): agenda@usp.br

 

PRAZOS PARA ENTREGA DE PROPOSTAS
 

Natureza do curso

Prazo para entrega da proposta*

Difusão ou Atualização

60 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Aperfeiçoamento ou Especialização

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Cursos de EAD ou com convênios

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA
 

 

INSTRUÇÕES PARA APROVAÇÃO DOS COORDENADORES: CLIQUE AQUI



MODALIDADES DE CURSOS

Natureza de curso

 Carga horária mínima

Público alvo

Aperfeiçoamento

180 h

Somente graduados

Atualização

30 h

Somente graduados

Difusão

4 h

Não há restrição

Especialização

360 h

Somente graduados

* Para cursos nos quais a carga horária seja superior a da sua natureza (difusão/atualização) é necessário uma justificativa para ser incluída no Sistema Apolo.
* Ofício PRCEU de 11 de abril de 2017 determina que nenhum curso poderá ter início sem as aprovações em todas as instâncias competentes. Para conhecer o documento CLIQUE AQUI
 
 
DOCUMENTOS PARA FINALIZAÇÃO DE CURSOS:
OBSERVAÇÃO: Não existe dentro dos trâmites administrativos a condição de OUVINTE. Eventuais discentes que tenham frequentado cursos sem a devida regularização das matrículas não têm direito ao certificado. Pedidos de matrículas extras fora do período oficial de matrícula não serão aceitas, a não ser sob consulta e justificativa da coordenação do curso a ser analisada pela equipe técnica do SCE/FFLCH. Integrantes da equipe do SCE tem gratuidade garantida em cursos pagos e acesso à vagas nos cursos da Cultura e Extensão, desde que sejam vagas remanescentes ou vagas extras que não alteram o número de vagas indicadas para o sorteio.