Programa

- Aula 1 - Paulo Emílio Sales Gomes: esta aula focalizará a discussão sobre a performance de determinados autores, proposta por Paulo Emílio num conjunto de artigos publicados em Visão, O Estado de S. Paulo e Brasil, urgente na passagem dos anos 1950 para os anos 1960. Nesse conjunto de textos, o crítico de cinema se dedica à análise da trajetória de alguns atores e atrizes, brasileiros e estrangeiros, comentando sua performance em alguns filmes. Assim, espera-se propor uma reflexão sobre temas diversos associados à dimensão corporal - gênero, envelhecimento, erotismo etc. -, a propósito comentários de Paulo Emílio sobre figuras como Brigitte Bardot, Marylin Monroe, Maria Schell, Leslie Howard, Jacques Tati, Harry Lloyd, Luiza Maranhão, Irma Álvarez, Harry Cooper etc.


- Aula 2 - Gilda de Mello e Souza: nesta aula serão apresentados e discutidos os textos de Gilda de Mello e Souza que tomam por objeto as obras cinematográficas de Luchino Visconti e Federico Fellini. Objetiva-se contrastar a perspectiva adotada por Gilda acerca do figurino cinematográfico com as análises produzidas sobre a moda em sua obra mais conhecida, O Espírito das Roupas. Para isso, serão debatidos os temas que perpassam a abordagem da autora sobre moda e figurino, em especial as formas de representação de gênero, das elites e da decadência.

Referências bibliográficas:


MELLO E SOUZA, Gilda de. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
________. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2008.
________. A ideia e o figurado. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2005.
MENDES, Adilson. Trajetória de Paulo Emílio. Cotia: Ateliê Editorial, 2013.
PONTES, Heloisa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SALLES GOMES, Paulo Emílio. Crítica de cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981, 2 v.
________. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SOUZA, José Inacio de Melo. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.