Fundamentos de Crítica Literária ------ VAGAS ESGOTADAS

- INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
- NÃO É PERMITIDO "ALUNO OUVINTE".

Este curso tem um duplo objetivo: o primeiro é complementar a formação de teoria literária dos alunos de graduação do curso de Letras, além de outros interessados, oferecendo contato com textos fundamentais para o desenvolvimento na área. O segundo, não menos importante, é promover a integração entre a pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e os alunos de graduação, por meio do diálogo a ser alcançado pelas aulas. Para este objetivo ser cumprido, as aulas serão ministradas por alunos do programa de pós-graduação, que assim poderão desenvolver em conjunto com os alunos de graduação os pensamentos e reflexões, vitais para a formulação de pesquisa e ensino pertinentes.

1. "Problemas da poética de Dostoiévski", de Mikhail Bakhtin.
2. "A cicatriz de Ulisses", de Erich Auerbach
3. "O narrador", de Walter Benjamin
4. "Palestra sobre lírica e Sociedade", de Theodor Adorno
5. "A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas", de Jacques Derrida.
6. "A morte do autor", de Roland Barthes
7. "Dialética da malandragem", de Antonio Candido
8. "Nacional por subtração", de Roberto Schwarz

BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. Ed. São Paulo: Forense Universitária, 2010 (capítulo 1).
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: O discurso e a cidade. rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
DERRIDA, Jacques. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Máximo de 40 inscritos. Mínimo de 5.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Profª Drª Betina Bischof, da FFLCH/USP.

Daniel Glaydson Ribeiro, Daniel Levy Candeias, Ernesto José de Castro Candido Lopes, Flávio Ricardo Vassoler do Canto, Márcio Miranda Alves, Nathália Grossio de Oliveira, Talita Mochiute Cruz e  Valteir Benedito Vaz, alunos de Pós-Graduação da FFLCH/USP.

Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da FFLCH.
13.09 a 08.11.2012

• Matrícula ON-LINE, das 9:00 às 16:30 CLIQUE AQUI
• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

27/08 a 31/08/2012