► Formulário para criação de curso on-line
► É preciso sempre preencher o formulário acima atualizado, sem usar versões anteriores:
► Recomendamos cursos on-line. Não existe curso híbrido (presencial e online) pelas normas da Reitoria da USP.
► Para curso presencial, ou para cursos pagos, consultar a equipe do SCE antes de enviar o formulário. A reserva de sala é de responsabilidade dos ministrantes junto aos Departamentos. Atualmente essas modalidades de cursos não têm despertado interesses dos nossos alunos. Quase todos acabam cancelados por falta de público.
► Os cursos de difusão devem ser enviados com no mínimo 60 dias de antecedência da data inicial. Recebemos propostas em fluxo contínuo. Nossa equipe vai cadastrar o curso, fazer a divulgação, as homologações, as inscrições e os sorteios das vagas. Não é necessário aprovações nos Departamentos para o envio dentro do prazo de 60 dias. O envio dentro do prazo é de responsabilidade dos ministrantes e coordenadores.
► Em momento oportuno, a coordenação da proposta, assim como os Departamentos, precisam apenas validar o curso no Sistema Apolo e receberão as orientações por e-mail.
► Após o curso ser aprovado em todas as instâncias, não é mais possível solicitar alterações na estrutura do curso. A homologação final é feita pela CCEx na véspera do início das inscrições de cada curso. A secretaria utiliza procedimentos padrões para todos os cursos no que se refere às inscrições, sorteio e matrículas. Alterações para o fluxo comum precisam ser previamente acordadas com a secretaria.
LEIA AS INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CURSOS:
► As propostas apresentadas precisam da aprovação do "Coordenador(a)", obrigatoriamente docentes da FFLCH (aposentados não podem), e do Departamento que oferece o curso. Ambas as aprovações são realizadas no fluxo digital do Sistema Apolo (nada em papel; nada com assinaturas).
► Para o cadastro, os ministrantes devem enviar o formulário, em arquivo digital (formato doc) devidamente preenchido para agenda@usp.br (mínimo de 60 dias de antecedência).
► Enviar no mesmo e-mail o currículo lattes dos ministrantes.
► Estudantes de graduação sem diploma do ensino superior não podem ministrar aulas.
► Somente os cursos aprovados pela Comissão de Cultura e Extensão serão homologados junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).
► Todos os cursos oferecem certificados para discentes aprovados e ministrantes.
► A parte didática do curso (assim como as ferramentas e plataformas digitais para o ensino à distância) é de responsabilidade dos ministrantes. É de responsabilidade dos ministrante abrir um número de vagas compatível com o limite da plataforma escolhida para oferecimento do curso.
► É de responsabilidade dos ministrantes acompanharem junto à equipe técnica do SCE os encaminhamentos administrativos para o cadastro e homologação dos cursos.
► Para cursos que tiverem pré-requisitos de público, a seleção é de responsabilidade dos ministrantes. Os responsáveis pelo curso devem apresentar no formulário as ferramentas e os documentos necessários para esta seleção. A matrícula no Sistema Apolo é on-line, aberta a todos e por sorteio obrigatório, segundo as normas da Reitoria da USP.
►Qualquer dúvida, consultar sempre a equipe técnica do Serviço de Cultura e Extensão (SCE): agenda@usp.br
PRAZOS PARA ENTREGA DE PROPOSTAS
Natureza do curso |
Prazo para entrega da proposta* |
Difusão ou Atualização |
60 DIAS DE ANTECEDÊNCIA |
Aperfeiçoamento ou Especialização |
180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA |
Cursos de EAD ou com convênios |
180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA |
INSTRUÇÕES PARA APROVAÇÃO DOS COORDENADORES: CLIQUE AQUI
MODALIDADES DE CURSOS
Natureza de curso |
Carga horária mínima |
Público alvo |
Aperfeiçoamento |
180 h |
Somente graduados |
Atualização |
30 h |
Somente graduados |
Difusão |
4 h |
Não há restrição |
Especialização |
360 h |
Somente graduados |
- Relatório acadêmico
- Tabela para o cálculo de frequência
- Caracterização Financeira (Consultar antes a equipe do SCE)