Teoria/Prática
- Oque é Chanoyu – Cerimônia do Chá. O que é Chado – Caminho do Chá. Objetos indispensáveis para as aulas. / Postura de se sentar e de se levantar. Formas de se cumprimentar. Maneira de se servir do chá e do doce.
- Fukusa – pano de seda para purificação / Confecção do fukusa. Revisão da aula anterior. Fukusa sabaki – Maneira de purificar com o fukusa.
- Usucha-ki - pote para chá fraco / Revisão da aula anterior. Formas de purificar os potes para o chá fraco.
- Chasaku – colher de bambu para o chá / Revisão da aula anterior. Formas de purificar a colher de bambu.
- Chawan – tigela. Chakin – pano de linho. Chasen – batedor de bambu / Revisão da aula anterior. Maneira de dobrar o chakin e limpar o chawan.
- Kensui – recipiente para despejar água usada e o futaoki – porta-tampa / Revisão geral.
- Mizuya – local de preparo do chá / Ryakubon Temae – Cerimônia do Chá simplificada com o uso da bandeja.
- Temae – seqüência de movimentos da Cerimônia / Ryakubon Temae
- Os doces e seus recipientes / Ryakubon Temae
- Sobre o chá / Ryakubon Temae
- Kakemono – rolo de caligrafia ou pintura / Ryakubon Temae
- Arranjo Floral e seus recipientes / Ryakubon Temae
- Chashitsu – Recinto do chá. Roji – a passagem do jardim / Ryakubon Temae
- Hishaku – concha de bambu / Ryakubon Temae. Maneira de usar o hishaku
- Mizusashi – vasilhame para água fria / Ryakubon Temae. Ushucha Temae – Cerimônia do chá fraco
- Kama – caldeira de ferro / Ryakubon Temae. Usucha Temae
- Furo – fogareiro. Haigata – Formas de cinzas. Sumi – carvão e seus utensílios / Ryakubon Temae. Usucha Temae
- Daisu – estante e Tana – prateleira. O yin, o yang e os cinco elementos / Chitosebon – Cerimônia do Chá com o uso da bandeja Chitose. Usucha Temae
- Chaji – Cerimônia do Chá completa. Chakai – reuniões do chá. Os utensílios para o kaiseki – refeição japonesa / Chitosebon. Usucha Temae
- Shichijishiki – as sete cerimônias do chá. Nodate – Cerimônia do Chá ao ar livre / Chitosebon. Usucha Temae
- Koicha Temae – Cerimônia do chá forte. Chaire – pote para chá forte. Shifuku – invólucro para o pote de chá forte / Usucha Temae. Koicha Temae – Cerimônia do chá forte
- Os 4 princípios e as 7 normas. Ro – fogareiro embutido a nível do chão / Usucha Temae. Koicha Temae
- História do Chado: nascimento do costume de tomar Chá. A transmissão do Chá. A formação de normas de etiqueta do Chá. Desenvolvimento do Chá ao estilo shoin. O ambiente da natureza nos centros urbanos / Ro Temae – Cerimônia do Chá no Ro.
- História do Chado: a essência do Chá ao estilo wabi / Ro Temae
- História do Chado: o Chanoyu do início do Período Edo. As escolas de Chá de Kyoto –Kamiryu Shimoryu. A expansão do Chanoyu / Ro Temae
- Análise do livro O livro do Chá: a tigela da humanidade. As escolas de Chá. Taoismo e Zen / Ro Temae
- A análise do livro O livro do Chá: o recinto do Chá. A apreciação da arte. Flores. Os mestres do Chá / Ro Temae
- Análise da crônica do Chá Nanporoku. Oboegaki. Kai, Tana, Shoin. Sumibiki. Metsugo / Ro Temae
- Anedotas de chajin – mestres do Chá. Murata Juko. Takeno Joo. Sen no Rikyu / Furo Temae – Cerimônia do Chá no Furo
Bibliografia
HAYASHI, Sokei e HAYASHI, Soen (compilação e adaptação). Cha no Yu – Arte e Filosofia – publicado em português pela Aliança Cultural Brasil-Japão – São Paulo,1995.
IGUCHI, Kaisen (supervisão). Genshoku Chado Daijiten (Enciclopédia Ilustrada de Chado) – Editora Tankôsha – Kyoto, 1975.
KANEKO, Mitsuko e outros (org.). Matcha no Hon (Livro do Chá Verde em Pó) - Editora Sekai Bunkasha – Tokyo, 1992.
KUWATA, Tadachika. Cha no Kokoro – Chado Meigenshû (O espírito do Chá – Antologia de Chado) – Editora Tokyodô – Tokyo, 1957.
OKAKURA, Tenshin. Cha no Hon - The Book of Tea – Editora Kôdansha – Tokyo, 1971.
SEN, Soshitsu (supervisão). Genshoku Odôgu no Atsukai (Livro Ilustrado sobre o Uso dos Utensílios) - Editora Tankôsha – Kyoto, 1972.
SEN, Soshitsu (supervisão). Urasenke Chado Kyôka – Kyôyôhen – 16 volumes (Livros
Didáticos de Urasenke Chado) – Editora Tankôsha – Kyoto, 1979.
TANAKA, Sen-ô. Nanpô Roku Kenkyû (Estudos sobre Registros de Nanpô) - Editora Chado no Kenkyûsha – Tokyo, 1978.
UMEHARA, Takeshi e outros. Geijutsu Shinchô (Revista de Artes) – Editora Shinchô – Tokyo, agosto de 1991.