Literatura LGBT+ (On-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:​​​​​​​

Público Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, sociedade civil, interessados em geral.

Introduzir os estudos da literatura LGBT+ a partir de diferentes perspectivas teóricas e diferentes textos literários. Apresentar a história dos estudos de gênero e sexualidade no campo dos estudos literários. Analisar as diferentes abordagens teóricas na intersecção entre os estudos de gênero e sexualidade e os estudos literários. Avaliar o lugar das personagens lgbt na literatura e no cânone literário. Analisar textos literários com personagens lgbt.

Os estudos de gênero e sexualidade a partir dos estudos literários têm uma ampla e consolidada tradição crítica, sendo inclusive responsável pela formação da maior entidade científica brasileira sobre gênero e sexualidade, a ABEH. No entanto, há pouco ou nenhum espaço para o estudo sistemático, a leitura e a investigação dessas obras em disciplinas obrigatórias das universidades brasileiras, constituindo-se, portanto, como uma temática marginal e marginalizada.

O objetivo do curso, com vistas a responder a esse silêncio institucional, é analisar não só obras com personagens lgbt+, mas também analisar as diferentes perspectivas teóricas na abordagem a essas obras. As aulas serão expositivas, através do Google Meet, com indicação de leituras e disponibilização de material bibliográfico por meio digital.

Máximo: 50.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Mário César Lugarinho, da FFLCH.
Amara Rodovalho Fernandes Moreira
Caio Jade Puosso Cardoso Gouveia Costa
Carolina Hartfiel Barroso
Claudiana Gois dos Santos
Edson Salviano Nery Pereira
Fernando Luís de Morais
Helder Thiago Cordeiro Maia
Mário César Lugarinho
Mayana Rocha Soares
22/02/2021 a 12/03/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Segunda-feira 14:00 às 17:00
Quarta-feira 14:00 às 17:00
Sexta-feira 14:00 às 17:00

11/02/2021 (00:00) a 15/02/2021 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 16/02/2021​​​​​​​​​​​​​​.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.