Colóquio Internacional Literatura e Cinema: Intersecções

Promover o encontro de pesquisadores que elegeram como objeto de investigação as relações entre as Literaturas de Língua Portuguesa e o cinema, tendo em vista a divulgação dos resultados de pesquisas e a ampliação do fórum para a discussão de questões relacionadas com o tema.

19 de maio, 5ª feira

8h30/9h: Recepção dos convidados

9h30: Abertura

10h/12h: Literatura oitocentista e cinema português

Coordenadora: Aparecida de Fátima Bueno (USP)

- Ana Rita Soveral Padeira (Univ. Aberta de Lisboa/Portugal): “A ficção de Júlio Dinis no grande ecrã: por entre as mitologias da pátria”

- Renata Soares Junqueira (UNESP/Araraquara): “A propósito de singularidades: notas sobre cinema e teatro em Manoel de Oliveira”

- Patrícia da Silva Cardoso (UFPR): “O sobrenatural na modernidade: Breviário das más inclinações e Coisa ruim

14h/16h:Cinema: estética e crítica social

Coordenador: Sérgio Guimarães de Sousa (Univ. do Minho/Portugal)

- Mauro Rovai (UNIFESP): “Conversas à mesa e civilização em Manoel de Oliveira”

- Maria do Rosário Lupi Bello (Univ. Aberta de Lisboa/Portugal): “Oliveira e Bresson: o ‘ver’ e o ‘ser’ da sétima arte”

- Jaime Ginzburg (USP): “A narração na literatura e no cinema”

16h30/18h30: Cinema ibero-americano

Coordenador: Richard Gordon (Univ. de Ohio/EUA)

- Flávio Pereira (USP): “Capitão Nascimento, um herói problemático? A ética em discussão na trajetória ficcional de um agente oficial de combate à violência no Brasil”

- Cesar Zamberlan (Centro Ibero-americano): “Capitu no cinema e na TV”

- Davina Marques (USP): “Literatura e cinema: máquinas de guerra”

- Joana Marques Ribeiro (USP): “Pelas veredas do olhar: relações entre literatura e cinema”

20 de maio, 6ª feira

8h30/10h: Cinema luso-africano

Coordenadora: Ana Isabel Soares (Univ. do Algarve/Portugal)

- Edimara Aguiar (USP): “Guerras, fortunas e pernas mecânicas. Uma comparação entre o conto Helga e o filme O herói

- William Pianco (UFSCAR): “A língua portuguesa na contemporaneidade a partir da obra de Manoel de Oliveira: Um filme falado

- Bruna Suelen Rocha Miranda; Marina Oliveira Felix de Mello Chaves (USP): “As produções cinematográficas dos países africanos de língua portuguesa”

10h/12h:Cinema brasileiro

Coordenador: Fernando Arenas (Univ. de Minnesota/EUA)

- Richard Gordon (Univ. de Ohio/EUA): “Uma narrativa de reforma nacional: Quanto vale ou é por quilo?

- Mauricio Salles Vasconcelos (USP): “Histórias da sexualidade e da literatura: cinema-romance de Carlos Reichenbach”

- Marcos Soares (USP): “A persistência do épico no cinema de Sérgio Bianchi”

14h/15h30: Cinema nos países africanos de língua portuguesa

Coordenador: Maria do Rosário Lupi Bello (Univ. Aberta de Lisboa/Portugal)

- Fernando Arenas (Univ. de Minnesota/EUA): “África na tela: línguas e linguagens”

- Fabiana Carelli (USP): “O jardim do outro homem e as armadilhas do realismo. O cinema moçambicano no século XXI”

16h/18h: Literatura contemporânea e cinema português

Coordenadora: Ana Rita Soveral Padeira (Univ. Aberta de Lisboa/Portugal)

- Ana Isabel Soares (Univ. do Algarve/Portugal): “De Francisca a Fanny Owen: casting personalizado à letra”

- Michelle Sales (UFRJ): “Estratégias para um cinema político: o caso do neo-realismo português”

- Sérgio Guimarães de Sousa (Univ. do Minho/Portugal): “Montagem e mostração em António Lobo Antunes”

máximo: 60 alunos.

• Matrícula ON-LINE, a partir de 12.05.2011, enquanto houver vaga.