Cultura Judaica na Idade Média I (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Alunos de graduação, de pós-graduação e interessados em geral.

1. Aproximar os alunos à realidade histórica, sociocultural, econômica e jurídica do povo judeu no período que abrange os séculos V e XIII.
2. Aprofundar nos modos de organização dos judeus como minoria étnico-religiosa em diferentes contextos nacionais: preservação e transmissão da identidade judaica.
3. Analisar os diferentes tipos de perseguições sofridos pelo povo judeu no período sob análise.
4. Apresentar um universo de valores que, em parte, contribuíram para a formação das culturas ocidentais, e em parte, desafiaram o seu pensamento e o completaram.

1) Introdução: Transmissão de uma identidade étnico-religiosa minoritária em contextos
de mudança. O judeu como estrangeiro. Inserção diferenciada na estrutura da sociedade
maior: a lógica das expulsões.

2) A Alta Idade Média na Europa: a transformação urbana, o papel dos judeus.

3) A situação dos judeus sob o domínio muçulmano: o "povo protegido". Principais
contribuições culturais.

4) A Era das Cruzadas. As matanças de 1096 e o kidush há'shem. Efeitos psicológicos.

5) Marginalidade dos judeus na Idade Média: um estudo de caso, os judeus da França.

6) A entrada em cena dos judeus no comércio mundial. Prestamistas, ramificações das
atividades bancárias.

7) A transformação das lideranças judaicas: do Exilarca aos Rabinos. O conceito de kehilá

8) Desenvolvimento da cultura judaica em diferentes contextos: Talmude, a Ética dos Pais,
Rashi, Saadia Gaon, Ibn Gabirol, Iehuda Há'levi, Maimônides.

Bibliografia

Baron, S. História Social y Religiosa del Pueblo Judío: El encuentro de Oriente y
Occidenete. Buenos Aires: Paidós, 1968 (vol. IV)

Berezin, R. (org): Caminhos do Povo Judeu. São Paulo: Vaad há'chinuch, 1975
Bonfin Batalla, G. "La teoría del control cultural en el estudio de procesos etnicos",
em Revista Papeles de la Casa Chata, Año 2, N*3, México, 1987.

Dinur, Bem-Zion "História Judaica: Singularidade e Continuidade" em Vida e
Valores do Povo Judeu. São Paulo: Editora Perspectiva.

Guglielmi, N. "La condición de los judíos medievales (Francia siglo XIV), em Anales
de Historia Antigua y Medieval, Vol. 20, Buenos Aires, 1982

Guinsburg, J. Do Estudo da Oração. São Paulo: Editora Perspectiva, 1968.

Johnson, P. História dos Judeus, Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995.

Koltai, K. (org) O Estrangeiero. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

Lewis, B. Os judeus e o Islão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1993.

Malamat, A, Tadmor, H., Stern, M, Safrai, S., Bem-Sasson, H. H. & Ettinger, S.
Historia del Pueblo Judío. Madrid: Alianza Editorial, 1988 (Volume II)

Pirenne, H. Las Ciudades de la Edad Media. Madrid: Alianza Editorial, 1980.

Obs. Outros itens bibliográficos serão incorporados ao longo do curso.

Máximo: 50.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman, da FFLCH

Prof. Alexandre Goes Leone

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
06/04/2021 a 13/07/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Terça-feira 17:00 às 19:00

25/03/2021 (09:00) a 30/03/2021 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 31/03/2021.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.