Água e Estado: aspectos críticos

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Público Alvo

Discentes de graduação (preferencialmente aqueles que já estejam na segunda metade do curso) e de pós-graduação, técnicos e profissionais que atuam com a temática da água e membros da comunidade externa (preferencialmente que possuam formação superior).

Pré-Requisito

VER O CAMPO "INCRIÇÕES" ABAIXO PARA SABER TODAS AS INOFRMAÇÕES

O curso pretende contribuir com a difusão e a discussão de aspectos teóricos e metodológicos sobre o papel do Estado capitalista periférico como espaço estratégico onde mecanismos, estratégias e interesses a respeito da apropriação e uso da água se confrontam e são legitimados. Em especial, o curso fará uma primeira aproximação entre a noção de Natureza Barata, do geógrafo histórico Jason Moore, e a gestão da água no Brasil. Esperamos assim colaborar para o desenvolvimento de perspectivas críticas a respeito da crise hídrica.

O tema ganha maior relevância na atualidade diante do agravamento da crise hídrica e da necessária participação destacada do Estado, tanto na leitura dessa crise como no encaminhamento de respostas que poderão afetar e agravar os níveis de desigualdade, violência e de segurança hídrica. Quanto aos recursos didáticos, o curso adotará aulas expositivas e dialogadas, análise textual e discussão sobre temas selecionados e/ou sugeridos pelos participantes. As plataformas adotadas serão o Google Meet e o Classroom.

Máximo: 50.

Mínimo: 04.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Marta Inez Medeiros Marques, da FFLCH

Prof. Benilson Borinelli

Letras Modernas
27/09/2021 a 07/10/2021.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Segunda-feira 18:00 às 21:00
Quinta-feira 18:00 às 21:00

de 14/09 a 23/09/2021.

Para inscrição o interessado deverá enviar em um mesmo e-mail, até o dia 19/09/2021, os documentos abaixo para: benilson@usp.br

1) Currículo Lattes, ou outro, atualizados;

2) Carta de apresentação do candidato;

4) Ficha de inscrição devidamente preenchida: CLIQUE AQUI

Após a seleção dos inscritos, o ministrante enviará o resultado por email até o dia 25/09/2021, assim como as demais orientações para as dinâmicas didáticas do curso.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br) com cópia para o ministrante do curso.