Infância sob o jugo nazista: educação, arte e resistência em campos de concentração e guetos (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

Em diferentes campos de concentração e guetos, durante a Segunda Guerra Mundial, atividades pedagógicas e culturais foram fomentadas e instituídas pela comunidade judaica, assim como no Orfanato de Janusz Korczak. Nesses espaços de exclusão, as crianças judias, assim como suas famílias, não tinham seus direitos assegurados. À priori, leis raciais que as "marcavam" como seres inferiores, condenadas ao extermínio. No entanto, embora pressionadas pelas circunstâncias históricas, elas e um grupo de educadores reagiram: vivenciaram um projeto pedagógico dedicado à construção de uma vida com dignidade e respeito ao Outro. Apesar da fome, do frio, do medo e das inúmeras doenças que assolaram esses locais da morte, crianças e adolescentes foram orientados por educadores e cuidadores que tinham como objetivo prover um ambiente saudável para os jovens, instruí-los, mantê-los ocupados e emocionalmente seguros. Esse trabalho também objetivava dar esperança às crianças.

Dessa forma, o presente curso de extensão (modalidade online) objetiva trazer à luz as diferentes iniciativas culturais, artísticas e pedagógicas desenvolvidas no Gueto de Varsóvia, no campo de Terezín (República Tcheca) e em Auschwitz, a fim de promover uma discussão sobre a importância da arte e da educação como ferramentas de resistência e enfrentamento da realidade em situações-limite.

Máximo: 100.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% de frequência obrigatória. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof Gabriel Steinberg Schvartzman, da FFLCH.

Luciane Bonace Lopes Fernandes

Nanci Nascimento de Souza

Sarita Mucinic Sarue

03/08/2022 a 05/10/2022.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Quarta-feira 16:00 às 17:30

29/07/2022 (09:00) a 01/08/2022 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 02/08/2022.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.