Oficina de mangá: teoria e prática - criação de personagens (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

ATENÇÃO: Curso pago, ver campo "Investimento"

Público Alvo

Interessados em geral.

O objetivo do projeto é apresentar a arte de fazer mangá, enfatizando a criação de personagens e ilustração tradicional, tanto para o público conhecedor e apreciador quanto para aqueles que queiram conhecê-lo.

Objetivo específico:
Será através da análise de aspectos teóricos, técnicos, orientação sobre a criação de personagens e ilustração, pretende-se apresentar a história do mangá, as influências, semelhanças e diferenças da arte de construção de personagens de mangá dando ênfase aos aspectos visuais que o quadrinho japonês possui quando comparado ao quadrinho europeu e americano.
Os estudos e as características estéticas serão considerados desde a criação do termo dado pelo artista gravador Katsushika Hokusai até sua presença nas artes visuais contemporânea, particularmente, na arte pop japonesa. Nas
apresentações teóricas serão convidados 5 (cinco) palestrantes que abordem a cultura, arte e sociedade japonesa e também das diferentes expressões digitais de mangá para ampliar o conhecimento dos alunos.

Máximo de 40 inscritos.
Mínimo de 5 inscritos.

75% de frequência obrigatória. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Lica Ichisato Hashimoto.

Profa. Simonia Fukue Nakagawa

08/10/2022 a 17/12/2022.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Sábado 09:00 às 11:00
Público Alvo para Sorteio
Haverá 4 bolsas para os alunos mediante sorteio entre os alunos matriculados.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados no processo de inscrição (Ver o campo "Inscrição").

► Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço até o dia 03/10/2022

► Os alunos não sorteados para a isenção receberão o boleto por e-mail (Ver campo "Investimento")

RESULTADO DOS ISENTOS:

Eduardo Yoshio Yonamine Fusada

Isabella Soares de Souza

Letícia Rosa de Almeida Leite

Sarah Espinosa Pintos

► 50,00: Interessados em geral

► Gratuito: Funcionários e docentes da FFLCH

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
  • Este curso tem uma taxa única com valor reduzido para todos os interessados e com a possibilidade de quatro isenções mediante sorteio entre os matriculados.
22/09/2022 (09:00) a 29/09/2022 (23:59).

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► Sorteio das vagas dia 30/09/2022.

► O boleto será enviado aos sorteados por e-mail entre os dias 04/10 e 05/10/2022.

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Se houver algum problema alterne dispositivos e navegadores.