Anna Kariênina e a questão feminina

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

O objetivo do curso é analisar o romance Anna Kariênina (1878), de Liev Tolstói, estabelecendo relações com a Questão Feminina, que ganhou força na Rússia na década de 1860. Para isso, será traçado um panorama geral da Questão Feminina e, em seguida, o romance será discutido a partir de uma perspectiva simbólica, tomando a personagem Anna como objeto de análise.

Escrita por Liev Tolstói entre 1873-1877, uma década após a Questão Feminina ganhar força na Rússia, Anna Kariênina foi uma obra bastante polemizada pela crítica, que ora enxergava nela uma confirmação da postura comumente classificada como misógina do escritor, ora enxergava a representação de uma personagem que se agigantava em comparação ao seu criador. Tendo isso em vista, o curso busca traçar um panorama da Questão Feminina, de maneira a elucidar as possíveis relações entre esse contexto de efervescência política e a criação de uma obra de tamanha relevância como Anna Kariênina. Apesar de, ideologicamente, Tolstói não se aliar aos radicais defensores da Questão Feminina, é possível enxergar traços em sua obra que conversam com tal questão. O curso pretende, portanto, analisar a construção da personagem Anna de maneira a destacar tais relações. Para isso, serão realizados quatro encontros síncronos por meio da plataforma Google Meet.

Máximo: 80.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Elena Vassina, da FFLCH.

Julia Ferrari Duarte do Páteo

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
06/02/2023 a 15/02/2023.
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Segunda-feira 19:00 às 21:00
Quarta-feira 19:00 às 21:00

26/01/2023 09:00 a 27/01/2023 23:59

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 28/01/2023.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.