Introdução aos estudos sobre violências (on-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Interessados em geral.

Este curso tem como objetivo introduzir aos/às/es participantes os principais debates em torno da temática das violências. Sua proposta é apresentar diferentes perspectivas a partir das quais o conceito de violência vem sendo trabalhado pela Antropologia, especificamente, e pelas Ciências Sociais, no geral. O curso se inicia com alguns estudos clássicos sobre o tema, até chegar a pesquisas mais contemporâneas que buscam compreender o caráter polissêmico de violência, além de pensar também em noções como, criminalidade, justiça, direitos humanos, gênero, sexualidade, corporalidades, luto, morte, terror, Estado, vítima, polícia.

Máximo: 100.

Mínimo: 50.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Heloisa Buarque de Almeida

Profa. Dra. Carolina Parreiras

Possui Graduação (2005), Mestrado (2008) e Doutorado em Ciências Sociais (2015) pela Unicamp. Como parte do doutorado, foi uma das participantes do Summer Doctoral Programme, promovido anualmente pelo Oxford Internet Institute da Universidade de Oxford (Inglaterra). Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de Antropologia, Gênero, Sexualidade e Família, contando com vários artigos e papers publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais. Foi pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Antropologia, da Universidade de São Paulo - USP (2016 - 2020) e professora colaborado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp (2017 - 2020). Foi Visiting Scholar no Institute of Latin American Studies (ILAS) da Columbia University in the City of New York (2019 - 2020). Foi pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp (2021 - 2022). É pesquisadora do Núcleo Acadêmico da UERJ - Programa Rio sem LGBTIfobia. Atualmente também é coordenadora do projeto Jovem Pesquisador da Fapesp no Departamento de Antropologia da USP e também do LETEC - Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais.

Departamento de Antropologia da FFLCH.
03/05/2023 a 05/07/2023.
(Não haverá aula nos dias 24/05 e 07/06.)

* o início do curso foi adiado para 05/05 a pedido do ministrante.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Quarta-feira 19:00 às 21:00
Público Alvo para Sorteio
Haverá 10 bolsas para mediante sorteio entre os alunos matriculados.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados no processo de inscrição (Ver o campo "Inscrição").
► Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.
► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço até o dia 19/04/2023 E É SÓ AGUARDAR O CONTATO DA MINISTRANTE.

RESULTADO:

Aline Barreto da Silva
Amata Xavier Medeiros
Daiana de Aquino Silva
Gabriel Brollo Fortes
João Paulo de Oliveira Rigaud
Leonardo Carmo Santos
Maria Júlia Valerini Cassanta
Tiago Vilas Boas Barros
Umberto Luiz Miele
Veridiana Mott de Melo Souza

► Interessados em geral: R$ 100,00.

ATENÇÃO:

• O pagamento será mediante boleto bancário enviado por e-mail aos matriculados.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
  • Os boletos serão enviados por e-mail entre os dias 19 e 20/04.
11/04/2023 (09:00) a 18/04/2023 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 19/04/2023.

► Os boletos serão enviados por e-mail nos dias 19 ou 20/04.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.