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DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
O curso buscará reconstruir as transformações e efeitos do ideal grego de beleza no
pensamento alemão na passagem entre os séculos XVIII e XIX, em quatro momentos
fundamentais. Primeiro, sua redescoberta por Winckelmann, em suas Reflexões sobre a
imitação das obras gregas (1755), obra que contém in nuce o programa e a problemática que
determinará os desdobramentos posteriores, especialmente uma tensão estruturante entre a
historicidade da arte, seu enraizamento numa coletividade humana historicamente situada, e
uma tendência normativa, que toma a arte grega arcaica e clássica como paradigma da
perfeição na criação artística. Em seguida, veremos como Herder se coloca no horizonte
aberto por Winckelmann, mobilizando suas ideias de uma maneira própria, especialmente a
partir de seu ensaio dedicado a Shakespeare (1773), no qual ele, ao debater-se com o
Classicismo francês, radicaliza a historicidade da criação artística, rejeitando o imperativo
de imitação dos gregos. Além do mais, sua perspectiva é marcada pela ênfase na temática da
origem e da originalidade, bem como por uma visão renovada da relação entre criação
artística e natureza. Em terceiro lugar, veremos como essa problemática é assumida pelo
Romantismo de Jena, a partir de dois momentos da produção de Friedrich Schlegel nos anos
90, o Sobre o estudo da poesia grega (1797) e os fragmentos da revista Ateneu (1798). O
foco será a maneira como Schlegel articula a compreensão da arte grega como um zênite
com uma abertura às produções artísticas do conjunto dos povos ao longo da história, a
partir de um ponto de vista enriquecido com as conquistas especulativas do idealismo pós-
kantiano – numa solução tal que implicará o deslocamento de seu helenismo manifesto no
primeiro trabalho para a posição romântica dos fragmentos. Por fim, examinaremos o papel
do ideal grego de beleza nos Cursos de estética (1819-1829) de Hegel, nos quais a
problemática atinge o ápice de sua sistematização, sendo inscrita na perspectiva de uma
filosofia do espírito de escopo totalizante.
As aulas serão ministradas através da Plataforma Google Meet. Os textos a serem trabalhados serão compartilhados com os inscritos por e-mail antes das aulas.
Máximo: 50.
Mínimo: 10.
Prof. Icaro Gonçalez Ferreira
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Segunda-feira | 18:00 às 19:30 |
Quarta-feira | 18:00 às 19:30 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 21/07/2023.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.