Vida urbana no Modernismo brasileiro - Presencial

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

CURSO PRESENCIAL

Alunos de graduação da FFLCH.

Pré-Requisito

Conhecimento de inglês, pois algumas aulas serão ministradas nessa língua.

O curso apresenta aos alunos estrangeiros e brasileiros a literatura de São Paulo, com ênfase na prosa, poesia e dramaturgia modernista e contemporânea. Os tópicos incluem a estética da Semana de Arte Moderna de 1922, a cidade de São Paulo como um locus literário privilegiado ao pôr em cena as lutas socioeconômicas e os avanços do Brasil moderno, o processo de modernização do teatro brasileiro, a representação das populações marginalizadas de São Paulo no romance contemporâneo, e a circulação das obras de escritores modernistas paulistas em tradução para o inglês. O módulo se valerá de materiais que incluem textos literários, fontes documentais de arquivo e textos acadêmicos de natureza teórica e contextual, além, de visitas ao Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Máximo: 15.

Mínimo de 75% de frequência obrigatória. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Jorge Mattos Brito de Almeida, da FFLCH.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos

Prof. Dr. Jorge Mattos Brito de Almeida (DTLLC/FFLCH)
Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes (IEB)
Profa. Dra. Luciana Carvalho Fonseca (DLM/FFLCH)
Profa. Dra. Betina Bishof (DTLLC/FFLCH)
Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos (Professora Sênior DLM/FFLCH)
Profa. Dra. Lenita Maria Rimoli Pisetta (DLM/FFLCH)
Profa. Dra. Maria Sílvia Betti (DLM/FFLCH)
Prof. Dr. João Roberto Gomes Faria (Professor Sênior DLCV/FFLCH)

Prof. Dr. John Milton (DLM/FFLCH)
Prof. Dr. Edu Teruki Otsuka (DTLLC/FFLCH):
Profa. Dra. Ana Cláudia Suriani da Silva (University College London)

01/08/2023 a 31/08/2023.
Prédio da Letras.
Segunda-feira 14:30 às 17:00
Terça-feira 14:30 às 17:00
Quarta-feira 14:30 às 17:00
Quinta-feira 14:30 às 17:00
Sexta-feira 14:30 às 17:00
Inscrição on-line
Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discentes USP, 1 funcionário USP e 2 para 3ª idade.

► O sorteio será realizado entre os alunos sorteados, respeitando a definição do público acima especificado.

► Caso não haja entre os matriculados pessoas com os vínculos estipulados, as bolsas serão sorteadas entre todos os alunos.

► Os alunos sorteados pela isenção terão seus nomes publicados aqui abaixo e não receberão boletos.

► Os sorteados com as bolsas terão seus nomes publicados neste espaço até o dia 20/03/2023

RESULTADO do sorteio dos isentos:

Edwiges Torqui Vitorelo
Lizandra Belarmino de Moura
Melissa Perfeito Jardim
Rodrigo Tosi Silva
Sueli Laurino

► Para inscrição o interessado deverá enviar um e-mail até o dia 25/07/2023, com os documentos abaixo para: sgtvasco@usp.br

1) Comprovante de matrícula do JúpiterWeb.

2) Histórico escolar

3) Carta-justificativa

4) Comprovante de conhecimento de inglês

► Após a seleção dos inscritos, o interessado receberá um email até o dia 28/07/2023, com as demais orientações para as dinâmicas didáticas do curso.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br) com cópia para o ministrante do curso.