Como utilizar jornais de época como fonte de pesquisa

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Apresentar as possibilidades metodológicas e benefícios da consulta a bases de dados de jornais digitalizados e/ou microfilmados como fonte a pesquisas, com exemplos práticos, estudos de caso e, ao final, proposição de aplicação prática dos conhecimentos. O curso se apoiará tanto nos métodos tradicionais da História para análise da imprensa como fonte de pesquisa, quanto na utilização de metodologias de comunicação para análise de jornais - ambas aproximações da História com o Jornalismo. Aulas dinâmicas por intermédio da plataforma Google Meet.

Programa
Carga horária
8.00h
Vagas

Máximo: 70

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Maria Helena Pereira Toledo Machado, da FFLCH.
Ministrante(s)

Profa. Adriana Maria Andrade de Santana

 

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
05/08/2024 a 13/08/2024
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 19:00 às 21:00
Quarta-feira 19:00 às 21:00

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
23/07/2024 (09:00) a 25/07/2024 (23:59)
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 26/07/2024.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.