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DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
Escolaridade a partir do 8º ano do ensino fundamental.
A oficina de redação é essencialmente prática, ou seja, há necessidade de disponibilidade de tempo para resolver os questionários e as tarefas escritas. Ela objetiva apresentar uma metodologia diferente da tradicional para o ensino e para a aprendizagem da elaboração de textos dissertativos argumentativos. Ela está dividida em 5 módulos (cujo término está previsto para 28 de outubro de 2025). Dessa forma, a oficina visa a demonstrar, em 45 aulas em EaD, como, na prática, por meio da resolução de 45 tarefas escritas e de 4 simulados escritos, materializar a elaboração progressiva em complexidade de texto, desde um parágrafo de período único de 18 a 20 palavras até a produção de uma dissertação argumentativa de 5 parágrafos, com 3 ou 4 períodos por parágrafo, com total de 340 a 360 palavras. No módulo 1 (de 09 de janeiro a 27 de fevereiro de 2025), a atividade prática de produção textual das aulas 2 a 10 inicia-se com a elaboração de uma oração que compõe um período simples. O período elaborado torna-se mais complexo, pois, aos poucos, há o aumento do número de orações e o acréscimo de um segundo período que, então, determina um parágrafo com dois períodos. Nessas aulas, na plataforma Moodle, há o estudo e o treinamento da elaboração de parágrafos com enfoques contrários (positivo e negativo, prós e contras, vantagem e desvantagem do tema) e com o emprego de 7 tipos diferentes de argumentos (autoridade, causa e consequência, exemplificação, comprovação, analogia, consenso, controvérsia). Desde a primeira junção de orações, o aluno deve empregar conectivos oracionais, principalmente as conjunções. Em cada exercício, a noção semântica dos elementos coesivos é indicada, com o objetivo de habituar o discente a organizar seu texto do desenvolvimento, baseado principalmente em noções semânticas, relacionadas à área da causalidade. Na parte de estudo da norma culta da Língua Portuguesa, da aula 5 à aula 10, apresentam-se, em cada aula, de modo gradativo, as regras mais relevantes do uso da vírgula.
Para tal finalidade, utilizam-se os seguintes recursos didáticos: leitura de textos, no próprio ambiente virtual da oficina de redação ou em sites disponibilizados gratuitamente no Youtube sobre cada assunto gramatical ou sobre cada técnica de produção textual apresentada; resolução imediata, em 10 questionários com 10 testes de múltipla escolha, de questões gramaticais estudadas, a fim de acostumar o aluno a realizar a revisão do texto antes passar a limpo sua versão final; resolução sucessiva e com periodicidade semanal de tarefa escrita, cujo pré-requisito depende da obtenção de, no mínimo, nota 8,0, com, com ilimitadas tentativas; abertura, desde o primeiro dia de aula, de fórum de dúvidas, para que os alunos possam trocar opiniões sobre a metodologia adotada para a produção textual e para que possam sanar dúvidas em geral. Ainda é considerado um recurso didático a obrigatoriedade de entrega semanal da tarefa escrita durante o período da oficina de redação, a fim de criar o hábito de escrita periódica e a fim de possibilitar que o aluno estude constantemente os fundamentos teóricos antes de sua aplicação prática nos exercícios de produção textual.
As orientações gerais, o fórum de dúvidas, o controle de avaliação serão realizados no site oficinaderedação.com.br, em que todas as aulas, todos os questionários e todas as tarefas escritas estão configurados em oficina de redação específica para 100 alunos. A oficina está organizada na plataforma de ensino Moodle, que possui todos os recursos técnicos para a resolução e para a avaliação de todos os tipos de atividades pedagógicas prescritas e, principalmente, para a solução das tarefas escritas, que necessitam de recurso técnico que permita várias reescritas, caso o aluno as solucione de maneira incorreta. Caso o Moodle Extensão do sistema Apolo possibilite a formatação de todas as atividades pedagógicas, com a mesma eficiência do Moodle, instalado no site oficinaderedação.com.br, a oficina de redação será formatada nele e desenvolvida pelos alunos nesse ambiente virtual de ensino a distância da USP.
máximo: 100 alunos
mínimo: 05 alunos
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Alfredo Vital Oliveira
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Quinta-feira | 19:00 às 21:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 07/01/2025.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.