Cultura Judaica na Idade Média I (on-line)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Alunos de graduação, de pós-graduação e interessados em geral.

Objetivo

1. Aproximar os alunos à realidade histórica, sociocultural, econômica e jurídica do povo judeu no período que abrange os séculos V e XIII.
2. Aprofundar nos modos de organização dos judeus como minoria étnico-religiosa em diferentes contextos nacionais: preservação e transmissão da identidade judaica.
3. Analisar os diferentes tipos de perseguições sofridos pelo povo judeu no período sob análise.
4. Apresentar um universo de valores que, em parte, contribuíram para a formação das culturas ocidentais, e em parte, desafiaram o seu pensamento e o completaram.

Programa
Carga horária
30.00h
Vagas

máximo: 50 alunos
mínimo: 5 alunos

Certificado/Critério de Aprovação
Presença mínima de 75% da carga horária do curso.
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Gabriel Steinberg Schvartzman, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Alexandre Goes Leone

Apoio
Comissão de Cultura e Extensão
Período de Realização
12/03/2025 a 25/06/2025
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Quartas - feiras  17:00 às 19:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
27/02/2025 (09:00) a 09/03/2025 (23:59)
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 10/03/2025.

Desistência: 

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outro interessado! 
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.