Diálogos entre literatura e cinema na obra de Joaquim Pedro de Andrade: reflexões sobre os filmes documentários

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

A presente proposta de curso volta-se aos estudos da obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, imbuído pela marca dialógica contida nas relações entre as linguagens literária e audiovisual. Justifica-se pela possibilidade de ampliação do pensamento relacionado ao trânsito entre o cinema, a literatura, a história, a memória e outras questões relativas à identidade nacional ao deciframento da ideia de Brasil, tanto por meio do projeto modernista dos anos 1920-30, quanto pelos desdobramentos do Cinema Novo a partir da década de 1960. Tal ação fundamenta- se pelo fomento de reflexões acerca de especificidades discursivas autorais no que se refere à linguagem do cinema documentário. Nesse sentido, busca-se promover, sobretudo, a partir dos estudos literários, a expansão das possibilidades de aproximação entre a literatura e a linguagem audiovisual no que tange aos processos de adaptações, recriações, transcontextualizações etc. que perfazem uma possibilidade de se pensar a multidimensionalidade das estruturas narrativas a partir da literatura diante de "dois aspectos: ela é ao mesmo tempo uma história e um discurso". Assim, por meio da obra deste cineasta brasileiro, cuja produção basilar perfaz as tentativas de explicação das polêmicas em torno da identidade nacional, outras problemáticas emergem, apontando, inclusive, para as possibilidades (ainda que parcas nos idos dos anos 1960) de se realizar um cinema originalmente brasileiro.

A plataforma utilizada será o Google Meet.

Programa
Carga horária
9.00h
Vagas

Máximo: 80.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Prof. Dr. Ivan Francisco Marques, da FFLCH.
Ministrante(s)

Meire Oliveira Silva

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
25/08/2025 a 08/09/2025.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 14:00 às 17:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
23/07/2025 (09:00) a 24/07/2025 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 25/07/2025.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.