Uma introdução ao idealismo alemão por meio da noção de Trieb (pulsão)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

O curso visa introduzir os participantes ao contexto histórico, aos principais autores e às ideias centrais do chamado idealismo alemão, por meio da noção de Trieb - frequentemente traduzida como impulso ou pulsão. Embora conhecida na psicanálise, essa noção é pouco abordada na tradição filosófica, apesar de seu potencial como fio condutor dos debates que marcaram o pensamento clássico alemão. A noção de Trieb emerge na Alemanha do século XVIII no contexto dos debates sobre as origens da biologia e da antropologia - campos então em processo de constituição. Sua transposição para a filosofia, com implicações inclusive para a lógica, evidencia a centralidade das ciências em formação na época para a formulação original da relação entre natureza e espírito, característica da filosofia clássica alemã. Partindo das pesquisas do antropólogo e zoólogo Johann Friedrich Blumenbach, que cunhou o conceito de Bildungstrieb (impulso formativo), a ideia de Trieb é concebida como uma força específica da matéria orgânica, distinta das forças mecânicas newtonianas. Essa concepção possibilita uma nova abordagem sobre a gênese e a unidade da atividade racional humana, seja teórica ou prática, desenvolvida por filósofos como Jacobi, Reinhold, Kant, Schiller, Fichte e Hegel - em especial para a concepção deste de lógica dialética. Ao recuperar a pré-história da noção de pulsão, o curso pretende não apenas evidenciar sua centralidade nos problemas e soluções próprios dos autores idealistas - especialmente no que se refere ao debate sobre a subjetividade ou objetividade da razão em sua relação com a vida, a arte e a história -, mas também sugerir como esses pensadores anteciparam, à sua maneira, temas que seriam retomados mais tarde pela psicanálise e por correntes da filosofia contemporânea que dela se apropriaram.

A plataforma utilizada será o Google Meet.

Programa
Carga horária
10.00h
Vagas

Máximo: 100

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH.
Ministrante(s)

Régis de Melo Alves

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
18/08/2025 a 27/08/2025.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 19:30 às 22:00
Quarta-feira 19:30 às 22:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
01/08/2025 (09:00) a 03/08/2025 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 04/08/2025.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.