A saúde mental no cotidiano universitário

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Este curso tem como objetivo apresentar e debater os resultados obtidos na dissertação "Nas encruzilhadas da emoção e da razão: uma análise antropológica do sofrimento psíquico e social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)", realizada pelo ministrante, entre 2021 e 2024, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP).
A dissertação buscou trabalhar as múltiplas dimensões das questões relacionadas à saúde mental de alunos de graduação e pós-graduação na unidade, com especial atenção às transformações estruturais e institucionais do Ensino Superior. Procurou-se entender como tais mudanças vêm interagindo com a experiência dos discentes, em sua condição subjetiva: o caráter relacional entre o sofrimento psíquico e o suicídio, as condições estruturais de iniquidade e as formas complexas como raça, classe, gênero, sexualidade (dentre outros marcadores sociais da diferenças que se mostraram relevantes neste meio) se apresentam na universidade. Visou-se entender como as dimensões individuais, socioestruturais, coletivas e institucionais se relacionam quando procuramos entender como as narrativas de sofrimento são geradas, o que as mantém e quais são as possibilidades de lidar com essa temática dentro da Universidade. O curso será ministrado na Plataforma Google Meet e se utilizará de apresentações em powerpoint, de vídeos, imagens, músicas e demais recursos didático pedagógicos que possam ser utilizados à distância. aprendido, compartilhado e, pode ser, contradito. Assim, o que representamos e como nós representamos prefiguram o que será ou não feito para intervir. Entende-se que quando se visa apreender como o sofrimento psíquico tem incidido sobre as vivências universitárias, não se deve focar apenas nos eventos críticos, é preciso descer ao ordinário, ao nível do cotidiano, para as diferentes formas que esse sofrimento é corporificado e vivenciado. A dissertação analisa as falas, relatos e narrativas de estudantes sobre suas experiências de aflição, sofrimento e adoecimento, sobre seus itinerários terapêuticos e estratégias de alívio, que articulam-se com outras dimensões da experiência e da existência social.
Acompanhar tais trajetórias permitiu a capturar a lógica das infra estruturas cotidianas que fazem com que certas vidas ganhem forma e outras sejam impossibilitadas e, acima de tudo, como perseveram apesar das condições dadas.

A plataforma utilizada será o Google Meet.

Programa
Carga horária
16.00h
Vagas

Máximo: 180

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Heloisa Buarque de Almeida, da FFLCH.
Ministrante(s)

Felipe Paes Piva

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
25/08/2025 a 10/09/2025.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 20:00 às 22:00
Terça-feira 20:00 às 22:00
Quarta-feira 20:00 às 22:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
01/08/2025 (09:00) a 03/08/2025 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 04/08/2025.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.