INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
Este curso tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre a história do processo de formação e administração do território brasileiro, com ênfase nas práticas de governo das províncias e na organização dos espaços de poder. Serão abordados o papel central da cartografia na construção da identidade territorial e a importância da administração provincial no controle e organização política das vastas e distintas regiões do país. Ao final do curso, espera-se que os participantes compreendam as principais características do processo de construção do território nacional e o conflituoso processo que tornou possível a unidade desse território.
A plataforma utilizada será o Google Meet.
Máximo: 80
Amanda Chiamenti Both
Kelly Eleutério Machado Oliveira
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
| Quinta-feira | 19:00 às 21:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 04/08/2025.
Desistência:
Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, estudante da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada!
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

.png)
