INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
A definição mais consensual de Estado é aquela que o define como a comunidade humana que, dentro de um determinado território, atribui a si o monopólio legítimo da violência. A proposta do curso é discutir o uso desta violência dita legítima no Brasil de hoje. O curso oferecerá um panorama das análises feitas nas ciências sociais sobre as diversas instâncias estatais em que membros da sociedade são submetidos à ação do Estado sob a justificativa do controle do crime. A análise científica do uso da força pelo Estado nos possibilita questionar a "legitimidade" ao expôr os efeitos danosos de seu uso e a ineficiência destas políticas públicas em atingir seus objetivos propostos, assim como produzir um diagnóstico sobre como, em seu lugar, vitimiza a população que deveria estar sendo protegida e integrada à sociedade.
Objetivos específicos:
Aula 1: Apresentar as principais características do debate sobre a Polícia Militar no Brasil, abordando sua formação histórica e os desafios que enfrenta no contexto democrático. Com base em estudos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, mapearemos as reformas propostas para essas instituições e seus resultados.
Aula 2: Oferecer instrumentos teóricos e analíticos para que os alunos compreendam como a violência de Estado se expressa na democracia brasileira, seus elementos autoritários, o perfilamento das vítimas e como esta se articula com a política penal do país e a seletividade do sistema de justiça criminal.
Aula 3: Analisar e refletir sobre o modelo de investigação e inquérito policial vigente no país, para compreender os desafios à resolução e à responsabilização de agentes de segurança pública nos casos de violência estatal, considerando as contradições existentes nas continuidades autoritárias nas práticas da polícia brasileira durante o estado democrático de direito.
Aula 4: Objetiva-se compreender o sistema de justiça a partir de seus atores, apresentando a herança histórica e a conformação social atual. A partir da perspectiva de quem são os profissionais do direito, é possível uma percepção crítica de como estes atores interagem para produzir consensos e decisões no sistema judicial, permitindo o questionamento da suposta tecnicidade da verdade jurídica.
Aula 5: Compreender as múltiplas dimensões da fragmentação do sistema de justiça criminal e seus impactos na reprodução de práticas autoritárias e violações de direitos fundamentais, a partir da análise crítica de episódios emblemáticos de violência estatal, das dinâmicas históricas e contemporâneas do sistema penitenciário, especialmente considerando as especificidades do encarceramento feminino e o reconhecimento pelo STF "de um estado de coisas inconstitucional" no sistema penitenciário no Brasil.
Máximo: 120
Alana Nogueira Vieira
Bianca Isabel Lombarde Silva
Bruna Ferrari Pereira
Rosângela Teixeira Gonçalves
Thiago Filippo Silva Jorge
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Terças-feiras, das 19:00 às 21:00
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 28/07/2025.
Desistência:
Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada!
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

.png)
