Fome, Insegurança Alimentar e Arqueologia na Idade Média

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

O objetivo do curso é avaliar possibilidades para se estudar a situação alimentar das populações alto-medievais, mais precisamente da região da Gália do Norte entre os séculos VII a XI. Para isso, inicia-se (Aula 1) com uma contextualização do tema da fome durante o medievo: como foi interpretado na época (mediante fontes textuais que retratavam eventos de fome, de eventos climáticos desastrosos, de falhas nas colheitas, etc.) e como foi, posteriormente, relacionado pela historiografia à ideia de "Idade das Trevas". Na segunda aula, irei abordar outras facetas de análise do fenômeno tido, muitas vezes, como "fome", que poderia ser analisado mediante outros conceitos, tais quais: desnutrição, subnutrição, má nutrição, escassez alimentar, deficiências nutricionais, carências alimentares, diferenças de acesso... em suma, mediante o conceito contemporâneo de Insegurança Alimentar. Nesta aula, irei explicar tal conceito, suas nuances, objetivos e delimitações; bem como os aportes e as reflexões teórico-metodológicas que a utilização de tal termo traz que a noção de fome não trazia. Já na terceira e última aula, irei trabalhar com a Arqueologia propriamente dita, trazendo exemplos e estudos de caso extraídos de relatórios de escavação, que exploram a seguinte questão: como a Arqueologia pode auxiliar a avaliar a situação alimentar de comunidades já extintas? Entre os dados presentes nos relatórios de escavação que serão abordados, passaremos pelos seguintes assuntos: a carpologia, a zooarqueologia, as estruturas de processamento e armazenamento alimentar (moinhos, fornos, silos, celeiros, etc.)., as sepulturas (com diversos níveis sociais dos inumados), etc. Portanto, partindo da longa tradição historiográfica dos estudos sobre a fome na época medieval, o curso insere novas abordagens de análise e recentes terminologias presentes nessa área, bem como explora como as carências alimentares e as disparidades de acesso aos alimentos são evidenciadas arqueologicamente.
O curso será ministrado na plataforma Google Meet.

Programa
Carga horária
6.00h
Vagas

Máximo: 80

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Prof. Dr Marcelo Candido da Silva, da FFLCH.
Ministrante(s)

Milena Faboci Spadafora

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
08/08/2025 a 22/08/2025.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes

Sextas-feiras, das 14:00 às 16:00

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
30/07/2025 (09:00) a 31/07/2025 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 01/08/2025.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.