DADOS DO CURSO
Graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados que desejam:
- Desenvolver a escrita acadêmica em francês
- Preparar-se para apresentar seu trabalho acadêmico ou pesquisa em francês
- Nível 4 (completo) dos Cursos Extracurriculares de Francês
- DELF A2
- Teste de nível dos Cursos Extracurriculares de Francês – apto para nível 5
- Graduação em Francês – Francês 3 (completo)
O curso tem por objetivos:
- Desenvolver as habilidades para a produção de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês como língua estrangeira por meio do contato efetivo com os gêneros mais frequentemente requisitados em contexto universitário, quer seja para graduandos ou pós-graduandos, tais como: resumo, resenha, apresentação oral e artigo científico.
- Contribuir para o desenvolvimento da escrita e da comunicação acadêmica, por meio da aprendizagem do processo de redação de textos científicos, envolvendo: reflexão sobre o contexto no qual o texto será produzido, definição de objetivos e perguntas de pesquisa, processo de sumarização, inserção de subjetividade do autor e inserção de vozes dos autores lidos.
Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 5 inscritos.
Mariane Damasceno
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
| Quarta - feira | 14:00 às 17:00 |
SORTEIO DE BOLSA
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 discente USP e 1 para 3ª idade.
Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza
INVESTIMENTO
► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH;
► R$ 700,00 ou 4x 175,00: Interessados em geral.
- O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
- Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
- Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
- O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
INSCRIÇÕES
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio das vagas acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 30/09/2025.
► Os boletos serão enviados por e-mail.
► Para o público que há desconto, enviar os comprovantes até dia 30/09/2025 ate às 17h para agenda@usp.br
► Quem não enviar o comprovante até essa data receberá o boleto com o valor completo.
► Os boletos serão enviados por e-mail do dia 30/09/2025.
Atenção:
- A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
- Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
- As vagas são limitadas.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado.
- Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.

.png)
