Oficina de Inteligência Artificial para Produtores e Pesquisadores em Audiovisual e Ciências Sociais do NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Estudantes da área das humanidades, produtores de audiovisual, pesquisadores, educadores e pessoas da comunidade interessados na integração da Inteligência Artificial (IA) na produção audiovisual.

Objetivo

Esta oficina destina-se a produtores audiovisuais, pesquisadores, estudantes e público em geral interessados na integração da Inteligência Artificial (IA) em suas práticas de criação de conteúdo, gestão de prompts e uso de IA na produção audiovisual e científica. O programa tem como foco o uso prático, ético e crítico da IA na produção audiovisual, pesquisa científica e produção de conteúdos, explorando ferramentas e metodologias que potencializam o pensamento crítico no campo da comunicação, do audiovisual e das ciências sociais. Os participantes serão preparados para entender os fundamentos das ferramentas de IA e suas limitações, além de aplicá-las para maximizar a produtividade com respeito aos princípios éticos e de transparência. As aplicações incluem análise de texto, transcrição, tradução, versão e legendagem de conteúdos, organização de recursos, pesquisa e investigação, bem como o conceito de treinamento de modelos. No audiovisual, serão contemplados os usos práticos da IA em convergência com as diferentes funções da produção audiovisual incluindo roteiro, produção, direção, cinematografia e fotografia, direção de arte, edição, som e distribuição.

A Oficina de IA para Produtores e Pesquisadores em Audiovisual e Ciências Sociais do NUPEPA/ImaRgens ICNOVA/LAPS será realizada virtualmente via plataforma Zoom (ou plataforma similar). A oficina é composta por 4 encontros com 3 horas de duração, que ocorrerão nos dias 06, 07, 13 e 14 de outubro (segundas e terças feiras), das 19h às 22h. São 12 horas de encontros síncronos e 8 horas de atividades assíncronas, que totalizam 20 horas de curso. Os encontros são organizados de modo que sejam realizadas apresentações de conteúdo teórico e exercícios com o objetivo de praticar o conhecimento absorvido durante a oficina. Além dos exercícios, os participantes preenchem questionários que têm por objetivo fornecer um guia e refletir sobre sua experiência prática, aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de inteligência artificial e audiovisual, que depois é devolvida à sociedade por meio de publicações como, por exemplo, o relatório Inteligência Artificial nas Ciências Sociais e Humanas - usos, reflexões e impacto na intersecção com o audiovisual no Brasil (Ferreira et. al, 2025).

A oficina IA para Produtores e Pesquisadores em Audiovisual e Ciências Sociais inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital a cada semana. O material inclui slides, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante os encontros além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual. Os encontros serão realizados por meio de plataforma digital de videoconferência (Zoom ou similar) com link a ser enviado aos inscritos próximo da data do primeiro encontro. É necessário que cada participante tenha seu próprio dispositivo com conexão à internet para poder participar dos encontros e exercícios online.

Programa
Carga horária
12.00h
Vagas

máximo: 200 alunos
mínimo: 5 alunos

Certificado/Critério de Aprovação
1) Mínimo de 75% de frequência obrigatório.
2) Preenchimento dos formulários de inscrição, exercícios e avaliação do curso.
3) É requisito para aprovação a produção (individual ou em grupo) de uma das seguintes opções:
a) uma peça audiovisual: filme curta-metragem de 3 a 5 minutos
b) uma peça de áudio: podcast, entrevista ou narração de história de 3 a 5 minutos
b) uma peça textual de qualquer natureza com 300 a 1500 palavras e imagem ilustrativa
Coordenação
Fraya Frehse, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Alvaro Augusto Comin, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Allan Herison Ferreira

Ana Carolina Trevisan Camilo Ferreira

Apoio
Comissão de Cultura e Extensão
Período de Realização
06/10/2025 a 14/10/2025
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas pelo ministrante, por e-mail, aos alunos matriculados.
Detalhes

Segunda-feira

Terça-feira

19:00 às 22:00h

 

Valor

Gratuito

Período de Inscrição
Até o dia 05/10.
Detalhes

O critério de seleção é ter 18 anos ou mais e preencher o formulário: https://tinyurl.com/imargens-IA

Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.