O ensino de argumentação e o tratamento da desinformação em sala de aula (on-line)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Professor de Língua Portuguesa (EFAF e Ensino Médio, normal ou técnico) e de outras disciplinas do Ensino Médio.

Pré-Requisito

Ser licenciado.

Objetivo

Contribuir para a qualificação da atuação dos docentes em formação inicial ou já em serviço, esta é a meta que norteia a proposta deste curso, sobretudo no que concerne ao trabalho com a argumentação em sala de aula. O curso tem como objetivo associar a teoria sobre argumentação à prática pedagógica.

Buscamos contribuir com algumas respostas para o enfrentamento da distância que percebemos que existe entre o que preconizam os documentos oficiais, no que diz respeito ao estudo da argumentação e ao tratamento da desinformação, e os avanços teóricos das pesquisas linguísticas contemporâneas e da prática pedagógica do ensino/aprendizagem de línguas e o dia a dia da sala de aula.

Para a condução do curso usaremos a plataforma do Google Meet.

Programa
Carga horária
20.00h
Vagas

máximo: 60 alunos
mínimo: 3 alunos

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% de frequência obrigatória.
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Renata Ciampone Mancini, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Cinthia Ferreira Monteiro

Apoio
Comissão de Cultura e Extensão
Período de Realização
20/10/2025 a 24/11/2025
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira   18:00 às 20:00
Quarta-feira      18:00 às 20:00
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
Até dia 16/10/2025
Detalhes

► Para inscrição o interessado deverá enviar em um mesmo e-mail, até o dia 16/10/2025, os documentos abaixo para: cinthia.monteiro@usp.br

1) comprovante de vínculo funcional como professor de Língua Portuguesa (EFAF e Ensino Médio, normal ou técnico)  ou como professor de Ensino Médio em outra disciplina.

2) Ficha de inscrição devidamente preenchida: CLIQUE AQUI

O resultado será enviado por e-mail aos selecionados até o dia 18/10/2025.