Mulheres e produção intelectual na América Latina (c. 1880-1920)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

O curso objetiva a discussão sobre a trajetória de escritoras e literatas latino-americanas em um mundo das letras marcadamente masculino, que em fins do século XIX e início do século XX na América Latina, se utilizaram de estratégias de negociação para inserirem-se na imprensa. Para tanto, analisaremos as trajetórias de sujeitas históricas, que compartilhavam de ideais, como: a construção do progresso de uma nação por meio de um ensino moral e patriótico, bem como a extensão dessa educação para meninas e mulheres. Debruçamo-nos sobre o percurso das seguintes mulheres das letras: as peruanas Aurora Cáceres e Clorinda Matto de Turner, a colombiana Soledad Acosta de Samper, a brasileira Ignez Sabino Pinho Maia e a chilena María Eugenia Martínez.

Tais discussões partem dos aportes teóricos da História das Mulheres, da História das Relações de Gênero e da História Intelectual.

Ao longo das duas aulas, espera-se que a pessoa estudante possa iniciar-se nas discussões sobre História Intelectual e História das Relações de Gênero, questionando-se sobre as ideias de pioneirismo e excepcionalidade, repensando o papel das mulheres no mundo das letras e sua capacidade de agência.

As aulas serão realizadas via plataforma Google Meet e os materiais e conteúdos do curso compartilhados via Google Drive.

Programa
Carga horária
4.00h
Vagas

Máximo: 80.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Stella Maris Scatena Franco, da FFLCH.
Ministrante(s)

Profa. Geisy Adrielly Suet de Souza.

Profa. Thaís Mendes Moura Carneiro.

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
05/02/2026 a 12/02/2026
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Quinta-feira      18:00 às 20:00

 

 

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
19/01/2026 (09:00) a 20/01/2026 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 21/01/2026.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.