As tiranias: reflexões renascentistas de Francesco Guicciardini

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Objetiva-se, em primeiro lugar e de modo teórico, compreender os modelos de tirania, os contextos que favorecem seu surgimento e os instrumentos voltados à superação desses regimes. No Dialogo, as personagens (em debates marcados pelo conflito de ideias) explicam as condições que permitem o nascimento das tiranias; tais condições, contudo, não bastam para garantir sua permanência, por dependerem de certo grau de adequação às características e à realidade histórica de cada região. Somente a partir dessa compreensão fenomenológica da tirania é possível examinar os métodos de resistência e de superação, considerando igualmente as especificidades dos tiranos e dos contextos em que atuam. Dentro desse propósito, busca-se, em proporção ao nosso tempo, desenvolver releituras que dialoguem com a atualidade, seja por meio da análise de casos concretos, seja pela identificação de potenciais formas de tirania.

Programa
Carga horária
12.00h
Vagas

Máximo: 80.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Maria Cecilia Casini, da FFLCH.
Ministrante(s)

Prof. Sergio Cricca Viana.

 

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
03/02/2026 a 05/03/2026
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Terça-feira      19:30 às 21:00
Quinta-feira    19:30 às 21:00

 

 

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
19/01/2026 (09:00) a 20/01/2026 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 21/01/2026.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.