Introdução ao romance de Ariano Suassuna

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Conhecido pelo público brasileiro sobretudo por sua dramaturgia, da qual formam parte o popularíssimo Auto da Compadecida, de 1955, e peças igualmente bem recebidas, a exemplo de O santo e a porca, de 1957, e A pena e a lei, de dois anos depois, Ariano Suassuna ainda é pouco lido em seu próprio país enquanto autor de romances, gênero ao qual passou a dedicar-se nas décadas subsequentes.

Mais que simples indiferença, colaboram para essa negligência a espessura dos volumes e a complexidade das tramas. Excetuando-se A história de amor de Fernando e Isaura, trabalho de um romancista que, em 1956, ainda tateava essa modalidade literária, os romances do escritor paraibano desafiam o leitor por sua monumentalidade, tragando-o para um universo tão vasto quanto labiríntico.

Prova disso são o Romance d'A Pedra do Reino e o Romance d'O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão, da década de 1970, que, além de reconstituírem o clima estético, político e social da década de 1930, realizam, na narrativa, o estilo elaborado um pouco antes pelo Movimento Armorial, idealizado e capitaneado pelo próprio escritor no Recife.

A eles, soma-se ainda o Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, publicado postumamente em 2017, após um longo hiato do escritor na publicação de romances e trabalhos estritamente literários de modo geral. Síntese de toda uma vida dedicada às artes, o livro dobra a aposta de seus predecessores, exigindo de seus leitores ainda mais erudição e atenção a seu texto.

Tendo em vista não apenas essas dificuldades, mas também a relevância e o prazer do romance de Ariano Suassuna, este curso tem por objetivo apresentar ao público interessado as linhas mestras de sua narrativa, discutindo as evoluções de seu estilo ao longo dos anos e de suas perspectivas sobre a arte e o país, não menos cambiantes e fascinantes.

Plataforma a ser utilizada: Google Meet

Programa
Carga horária
8.00h
Vagas

Máximo: 60.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Prof. Dr. Erwin Torralbo Gimenez, da FFLCH.
Ministrante(s)

Prof. Thiago Ernesto Silveira de Castro.

 

 

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
06/02/2026 a 27/02/2026
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Sexta-feira      14:30 às 16:30

 

 

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
26/01/2026 (09:00) a 27/01/2026 (23:59)
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 28/01/2026.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.