INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
O curso tem como objetivo oferecer um panorama histórico e teórico do método de close reading, aliado a exercícios práticos de leitura textual. A proposta se divide em duas etapas complementares: a primeira dedicada à reconstrução histórica e conceitual do método - de suas origens na crítica literária inglesa e norte- americana à reformulação de orientação marxista proposta por autores como Raymond Williams, Fredric Jameson e, no contexto brasileiro, Antonio Candido; e a segunda voltada à prática do close reading de textos em prosa e em verso, selecionados conjuntamente com a turma ao longo do curso. Consolidado na década de 1920 por teóricos e escritores como I. A. Richards, William Empson, F. R. Leavis e T. S. Eliot, o close reading constitui um método de análise que privilegia a atenção minuciosa aos aspectos linguísticos, formais e semânticos do texto literário, em oposição à crítica impressionista e à abordagem biográfica. No contexto da Nova Crítica norte-americana, o método alcançou posição central ao defender a autonomia do texto literário como objeto estético, ainda que, com isso, tenha afastado o texto literário das determinações históricas e materiais que o produzem. Na sequência, o curso irá explorar as críticas e reformulações que esse método recebeu a partir da chamada "virada crítica", com especial atenção às contribuições de Williams, Candido e Jameson. Essa tradição reinscreve a prática do close reading em uma perspectiva materialista, entendendo a interpretação não como um exercício puramente formal, mas como um gesto histórico e crítico. Nessa perspectiva, a tarefa da crítica, portanto, não é apenas decifrar o conteúdo manifesto, mas revelar os mecanismos de mediação que transfiguram a experiência histórica dentro da forma artística. Assim, o close reading, reinterpretado pela crítica marxista, deixa de ser um método de isolamento textual e passa a ser um instrumento para desnudar a lógica histórica e social inscrita na linguagem. Nessa etapa, nosso objetivo será a construção de um vocabulário técnico comum para a análise formal de textos em prosa e em poesia, sempre articulando as mediações entre forma e processo social. Partindo de uma perspectiva materialista dialética, compreendemos que os elementos formais - narrador, foco, ritmo, sintaxe, etc. - não são autônomos, mas instâncias em que o conteúdo social se realiza esteticamente. Por fim, o curso contará com encontros dedicados à prática de análise textual. Inicialmente, serão trabalhados textos em prosa - priorizaremos textos curtos, provavelmente contos ou pequenas novelas -, seguidos por aulas voltadas à leitura de poemas e textos em verso. A seleção das obras será em diálogo com a turma, a partir de um conjunto de opções previamente disponibilizado. O objetivo dessa etapa final é articular o aprendizado teórico com a prática de leitura e discussão crítica.
Máximo: 120.
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Katharina de Lacquila Carrara Cotrim
Matheus Camargo Jardim
Yasmim Manatta Camardelli
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
| Terça-feira | 19:00 às 21:00 |
| Quinta-feira | 19:00 às 21:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 30/01/2026.
Desistência:
Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, estudante da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada!
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

.png)
