INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
Objetivo geral:
O objetivo do curso é apresentar a história do mangá e como ele se tornou uma arte tão consumida e admirada no mundo.
Objetivo específico:
Através dos estudos apresentados sobre a história do mangá e arte japonesa, será exposto para os alunos como o mangá surgiu no Japão e seu percurso até chegar no ocidente. Também será discutido o mercado das produções de mangá, seu consumo e traduções no Brasil. Além disso, será abordado um lado do mangá pouco conhecido, como os mangás alternativos que apresentam expressões de artistas japoneses diante a uma sociedade "rígida" e o mangá inserido na arte contemporânea japonesa.
Via Google Meet.
Máximo: 60 alunos
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Simonia Fukue Nakagawa
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
| Terça-feira | 09:00 às 11:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio (sorteado ou não).
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, no dia 26/01/2026.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, aluno da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outro interessado!
- Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

.png)
