INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES
Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:
DADOS DO CURSO
Interessados em geral.
O objetivo desse curso é trazer à reflexão a representação da guerra na obra cinematográfica de Stanley Kubrick, buscando identificar padrões formais, temáticos e de pesquisa histórica que dão testemunho das visões propostas pelo cineasta, em diferentes momentos, sobre os conflitos armados e as instituições militares. Para isso, partiremos de quatro objetos de estudo representativos do diretor inseridos nesse recorte (Glória feita de sangue, Dr. Fantástico, Barry Lyndon e Nascido para matar), e procuraremos ler, em cada um deles, de que maneira cada filme investiga o fenômeno bélico em diferentes contextos históricos e ficcionais.
Pretendemos apresentar cada um dos objetos como uma totalidade de sentido, para a qual cada parte (enquadramento, iluminação, música, movimento de câmera, atuação, roteiro, etc.) contribui - mesmo que colocada em aparente contradição às outras. Sem perder de vista a concepção dos filmes como uma obra completa, a serem analisados nos seus próprios termos, também compreendemos os materiais do filme como originados de uma base histórica profunda, fruto, inclusive, de meticulosa pesquisa documental, típica do cineasta e de suas equipes. Procuraremos descobrir se e como a organização desses materiais em cena revela os movimentos dessa base histórica, e de que maneira é possível enxergar as escolhas formais propostas como ferramentas para expor a racionalidade e as dinâmicas de poder próprias aos conflitos bélicos. Assim, o curso buscará exercitar a análise não apenas dos conteúdos temáticos dos filmes, mas sobretudo de sua fatura formal.
Máximo: 120
Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Artur Augusto Abdalla Renzo
Eduardo de Faria Carniel
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
| Quinta-feira | 19:00 às 21:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.
► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 22/07/2026.
Desistência:
Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br
Atenção:
- A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
- Não é por ordem de chegada.
- As vagas são limitadas.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
- Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
- Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
- Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada!
- Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

.png)
