Programa

Aula 1: Um conceito geral para a poesia e as suas aplicações na análise desse gênero
Aula expositiva, em que serão abordados os conceitos gerais de gênero poético, imagem e ritmo. Dessa abordagem inicial, passa-se para as possibilidades de utilização desse conceito para a sala de aula, na forma da análise de alguns poemas selecionados pelos ministrantes. O recorte, do geral ao particular, procura ambientar os ouvintes a fim de que eles tenham a experiência de uma leitura cerrada do texto poético e, a partir disso, busquem informações acerca da intencionalidade do autor, tanto no poema quanto nos diálogos e rupturas que ele promove com a tradição e seu tempo.

Aula 2: Os diálogos entre a forma fixa e uma poesia pública em Vinicius de Moraes
Nesta aula, os ouvintes devem percorrer os propósitos iniciais de uma poesia centrada num público restrito, formado por pares com quem o poeta procurava se relacionar no início de sua produção, até a sedimentação de uma voz poética que, sem abandonar as formas fixas, procura por assuntos que possuam maior reverberação em seu tempo. Em relação às formas fixas, esta aula procura dialogar com a introdução do curso, uma vez estabelecidos gêneros poéticos (as elegias) e formas (sonetos, baladas). O palestrante, aqui, procura selecionar uma produção poética que concilie a tradição formal com temas amplos, dado que a abertura promovida por esses poemas estabelece diálogos com outros gêneros da arte em geral, como o cinema, e outros poetas, caso do seu contemporâneo Drummond. Para isso, serão selecionados poemas cujos assuntos – como a guerra, a memória, o cotidiano e o amor – sejam afins com a produção de seu tempo. A partir dessa interpretação, esta exposição procura os meios para a análise de poemas na sala de aula.

Aula 3: Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles
Nesta aula, se pretende estudar as particularidades da lírica de Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, seguindo o que José Paulo Paes ensina a respeito da função da metáfora como forma de compreensão do mundo. Por essa razão, a exposição se volta para as imagens recorrentes dentro dessas poéticas assim como os procedimentos mentais enquanto formas de expressão, comunicação e pensamento em cada um dos autores. Serão usados poemas variados e a abordagem é pensada para ser revertida em prática didática em sala de aula, com a finalidade de sensibilização tanto do aluno como do professor diante da potência criativa da palavra poética.

Aula 4: Orides Fontela
Nesta aula, investigaremos os recursos da linguagem poética utilizados pela poeta Orides Fontela, dando especial atenção às características que a aproximam e distanciam da produção lírica do período em que publicou as suas obras. Para refletir sobre este exercício poético que busca compreender o ser através da linguagem, selecionamos poemas a partir da obra completa da poeta, composta por cinco livros publicados entre 1969 e 1996, a fim de observar como esses elementos se manifestam e podem auxiliar na leitura de poesia como aspecto importante da compreensão literária.

Bibliografia:

Geral:
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 6 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LANGER, Susanne K. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de uma filosofia em nova chave. Tradução Ana M. Goldberger Coelho, J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
PAES, José Paulo. Armazém literário: Ensaios. Organização e apresentação de Vilma Arêas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Específica:
Sobre Vinícius de Moraes
ANDRADE, Mário de. “Belo, Forte, Jovem”. In: O Empalhador de Passarinho. São Paulo: Martins, 1946.
CANDIDO, Antonio. [Vinicius de Moraes]. In: COUTINHO, Afrânio (org.). Vinicius de Moraes: Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987, p. 742−744.
CANDIDO, Antonio. “Um poema de Vinicius de Moraes”. In: Teoria e Debate, no. 49, São Paulo, Fundação Perseu Abramo, out.-dez. 2001. In: Poemas, sonetos e baladas. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.
FERRAZ, Eucanaã e CICERO, Antonio. “Apresentação”. In: Nova antologia poética (org. Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz). São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
GULLAR, Ferreira. “Vinicius, o caminho do poeta”. Jornal da Tarde, São Paulo, 12/7/1980. In: Poemas esparsos (org. Eucanaã Ferraz). São Paulo, Companhia das Letras, 2008.
MORAES, Vinicius de. Vinicius de Moraes: Música, Poesia, Prosa, Teatro. Organização Eucanaã Ferraz. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
VELOSO, Caetano. “Eu sou Vinicius de Moraes”. In: Poemas esparsos (org. Eucanaã Ferraz). São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

Sobre Carlos Drummond de Andrade
ARRIGUCCI JR., Davi. Coração Partido: uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
CANÇADO, José Maria. Os Sapatos de Orfeu: biografia de Carlos Drummond de Andrade. Prefácio Armando Freitas Filho. São Paulo: Globo, 2012.
CANDIDO, Antonio. “Inquietudes na poesia de Drummond”. In Vários escritos. 5ªed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
MERQUIOR, José Guilherme. Verso Universo em Drummond. Trad. Marly de Oliveira, 3.ed. São Paulo: É Realizações, 2012.
SANTIAGO, Silviano. Carlos Drummond de Andrade. (Poetas modernos do Brasil). Petrópolis: Vozes, 1976.
VILLAÇA, Alcides. Passos de Drummond. São Paulo: Cosac e Naify Editor, 2006.
WISNIK, José Miguel. “Drummond e o mundo”. In: NOVAES, Adauto.(Org.): Poetas que pensaram o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 21.
WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Sobre Cecília Meireles
CARPEAUX, Otto Maria. “Poesia Intemporal”. Livros na Mesa. Rio Janeiro: São José, 1960.

DAMASCENO, Darcy. “Poesia do sensível e do imaginário”. In MEIRELES, Cecília. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.
GOUVÊA, Leila V. B. Pensamento e “Lirismo Puro” na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: EDUSP, 2008.
HANSEN, João Adolfo. “A vida reinventada”. in Mar absoluto e outros poemas. São Paulo: Global, 2015.
MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado: a poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial. São Paulo, Editora 34, 2016.
NETO MARIA, M. C. A falta e o mar absoluto em Cecília Meireles. Dissertação (Mestrado em Literatura brasileira). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 124. 2018.

VILLAÇA, Alcides. “Sobre Cecília em Portugal”. In GOUVÊA, Leila. Cecília em Portugal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

Sobre Orides Fontela
ARRIGUCCI JR., Davi. Na trama dos fios, tessituras poéticas. Depoimento a Cleri Aparecida Biotto Bucioli e Laura Fonseca de Almeida. In: Jandira, n. 2, Juiz de Fora, 2005.
BUCIOLI, Cleri Aparecida Biotto. Entretecer e tramar uma teia poética: a poesia de Orides Fontela. São Paulo: Annablume, 2003.
CANDIDO, Antonio. Prefácio. In: FONTELA, Orides. Alba. São Paulo: Roswitha Kempf, 1983.
FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Herder, 1963.
LAVELLE, Patrícia (org.). Poesia e filosofia: homenagem a Orides Fontela. Belo Horizonte: Relicário, 2019.
PAZ,Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
VERNANT, Jean-Pierre; DÉTIENNE, Marcel. Métis – As astúcias da inteligência. Tradução de Filomena Hirara. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.
VILLAÇA, Alcides. Símbolo e acontecimento na poesia de Orides (1992). In: Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 3, n. 34, p. 198, nov. 2014.