Programa

Aula 1: O ciclo Meister, os pressupostos literário-filosóficos da época e a relação entre Goethe e Schiller

Aula 2: Os impasses da forma do romance e as primeiras críticas de Schiller (Livros I-VI)

Aula 3: A maquinaria do enredo e a caracterização das personagens (Livros VII-VIII)

Aula 4: Filosofia, anos de aprendizado e direção estética (Livros VII-VIII)

Bibliografia:

Bibliografia principal:
GOETHE, Johann W. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
_________. Briefwechsel zwischen Schiller und Goethe in den Jahren 1794 bis 1805. Sämtliche Werke nach Epochen seines Schaffens. Münchner Ausgabe (MA) in 21 Bänden. Band 8-1, Textband; Band 8-2, Kommentar. Karl Richter (Hrsg.). München: Hanser, 1990.
_________. Goethe e Schiller: Correspondência. Apresentação, seleção, tradução e notas de Cláudia Cavalcanti. São Paulo: Hedra, 2010.
_________. Wilhelm Meisters Lehrjahre. Werke, Kommentare und Register. Hamburger Ausgabe (HA) in 14 Bänden. Bd. 7. Romane und Novellen II. Erich Trunz (Hrsg.). München: C. H. Beck, 1982.

Bibliografia secundária:
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, introdução e notas de Paulo Pinheiro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
BAHR, Ehrhard. Erläuterungen und Dokumente: Johann Wolfgang Goethe Wilhelm Meisters Lehrjahre. Stuttgart: Reclam, 2008.
BARBOSA, Ricardo. Cultura estética e liberdade. São Paulo: Hedra, 2009.
BARRENTO, João. Goethe: o eterno amador. Lisboa: Bertrand Editora, 2018.
BLANCKENBURG, Friedrich v. Versuch über den Roman. Leipzig, Liegnitz: David Siegers Wittwe, 1774.
BRÜNING, Gerrit. Ungleiche Gleichgesinnte: Die Beziehung zwischen Goethe und Schiller 1794 – 1798. Göttingen: Wallstein, 2015.
ECKERMANN, Johann P. Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida: 1823-1832. Tradução de Mario Luiz Frungillo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
ELDRIDGE, S.V.; SPEIGHT, A. (eds.). Goethe’s Wilhelm Meister’s Apprenticeship and philosophy. New York: Oxford University Press, 2020.
GILLE, Klaus F. Wilhelm Meister im Urteil der Zeitgenossen: Ein Beitrag zur Wirkungsgeschichte Goethes. Assen: Van Gorcum, 1971.
GOETHE, Johann W. A metamorfose das plantas. Tradução de Fábio Mascarenhas Nolasco. São Paulo: Edipro, 2019.
_________. Wilhelm Meisters theatralische Sendung. Stuttgart: Reclam, 1986.
_________. Escritos sobre literatura. Tradução de Pedro Süssekind. 3.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
GOTTSCHED, Johann C. Versuch einer critischen Dichtkunst vor die Deutschen: erster allgemeiner Theil. Ausgewählte Werke. Band 6, Teile 1 und 2. Joachim Birke und Brigitte Birke (Hrsg.). Berlin: de Gruyter, 1973.
HEGEL, Georg W. F. Cursos de Estética, volume IV. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
HUMBOLDT, Wilhelm von; MATTSON, Philip (org.). Briefe Juli 1795 bis Juni 1797. Berlin, Boston: De Gruyter, 2017.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.
KÖRNER, Christian G. Sobre Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. In: Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 115-131, 2022. Tradução de Reginaldo Rodrigues Raposo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/194198. Acesso em: 9 fev. 2024.
KOOPMANN, Helmut: Wilhelm Meisters Lehrjahre. In: LÜTZELER, Paul Michael. Goethes Erzählwerk: Interpretationen. Stuttgart: Reclam, 1991.
LUKÁCS, György. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
_________. Goethe e seu tempo. Tradução de Nélio Schneider e Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2021.
MAAS, Wilma P. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
MAZZARI, Marcus V. Labirintos da aprendizagem: pacto fáustico, romance de formação e outros temas da literatura comparada. São Paulo: Editora 34, 2010.
MORETTI, Franco. O romance de formação. Tradução de Natasha Belfort Palmeira. São Paulo: Todavia, 2020.
OLIVEIRA, Manoela H. Crítica ao conceito Bildungsroman. In: Revista Investigações, Recife, vol. 26, n. 1, jan. 2013.
_________. O aprendiz e o aprendizado: gênese e primeiras recepções de Wilhelm Meister, de Goethe. In: Verinotio, Rio das Ostras, v. 28, n. 2, pp. 01-19; jul-dez, 2023.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. Introdução e notas de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2015.
_________. Ensaios estéticos. Tradução, introdução, comentário e glossário de Teresa Rodrigues Cadete. Vila Nova de Famalicão: Humus, 2021.
_________. Poesia ingênua e sentimental. Estudo e tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.
_________. Schillers Briefwechsel mit Körner: von 1784 bis zum Tode Schillers. Teil I-II. Karl Goedeke (Org.) Leipzig: Veit, 1859.
SCHLEGEL, Friedrich. Fragmentos sobre poesia e literatura (1797-1803): seguido de Conversa sobre poesia. Tradução e notas de Constantino Luz de Medeiros e Márcio Suzuki. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
WERLE, M. A. O idealismo de Schiller n’Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, vol. 198, p. 69-78, 2014.
WEZEL, Johann K. Hermann und Ulrike: ein Roman. Erster Band. München: Georg Müller, 1919.