Este curso se propõe a abordar a obra de autoras italianas, algumas já bastante conhecidas, outras menos divulgadas, ou até inéditas. O percurso se iniciará com os textos medievais para chegar às publicações dos primeiros anos do século XX, passando pelos períodos do Renascimento, da Contrarreforma e da unificação da Itália, com o propósito de refletir sobre as importantes contribuições que poetas, prosadoras e intelectuais deram não só para a história da literatura, mas também para o mundo da arte, da política e do pensamento.
O curso será dividido em oito encontros:
1. As primeiras autoras da literatura italiana.
Nesta aula será apresentada a relação entre mulheres e escrita, desde as origens da tradição literária italiana; serão abordados os textos de autoras da Idade Média, entre as quais Compiuta Donzella e Nina Siciliana.
2. Da prosa religiosa do século XIV às mulheres humanistas.
Neste encontro retomaremos as diferentes tipologias de escrita que as mulheres produziram na Itália medieval, destacando a importância de Caterina da Siena. Serão apresentadas as contribuições das mulheres humanistas (Isotta Nogarola, Lucrezia Tornabuoni e Cassandra Fedele) para as letras italianas dos séculos XV e XVI.
3. As poetas do século XVI.
Esta aula será dedicada às poetas do Cinquecento, que desempenharam um papel fundamental na profunda renovação da cultura e das letras italianas. Após delinear os traços do petrarquismo italiano, analisaremos poemas de autoras de grande relevo, entre as quais Vittoria Colonna, Gaspara Stampa, Veronica Franco e Veronica Gambara.
4. Os tratados sobre a condição feminina entre os séculos XVI e XVII.
No Renascimento foram compostos importantes tratados sobre a condição das mulheres e sua participação nos ambientes intelectuais. Neste encontro falaremos sobre esses textos, escritos inicialmente por homens e depois também por mulheres, ressaltando a importância de Moderata Fonte e Lucrezia Marinelli, ambas de origem veneziana.
5. A misoginia e a defesa das mulheres no período contrarreformista.
Nesta aula serão abordados os textos de Arcangela Tarabotti e Sara Copia Sullam, também de Veneza, que através da escrita se opuseram às críticas misóginas. Refletiremos sobre as diversas tipologias textuais produzidas nessa época e sobre o papel da escrita feminina no período da Contrarreforma.
6. Intelectuais, poetas e jornalistas no século XVIII.
Após falar sobre a importância das mulheres nos ambientes da Arcádia, abordaremos as contribuições de autoras, jornalistas e tradutoras para a cultura italiana do século XVIII, refletindo sobre a relação entre mulheres e espaço público, bem como sua atuação no contexto científico.
7. Literatura, educação e feminismo no século XIX.
O século XIX foi um período de grandes mudanças não só culturais, mas também sociais e políticas. Considerando esses aspectos, falaremos de autoras que trouxeram à tona importantes questionamentos; leremos fragmentos da obra de Matilde Serao, figura de grande importância também para a história do jornalismo italiano.
8. O início do Novecento.
A última aula do curso será dedicada àquelas autoras que, através de seus escritos, marcaram a passagem do século XIX para o XX. Falaremos das obras de Neera, Grazia Deledda e Sibilla Aleramo, que com seu livro “Una donna” (1906) introduziu uma referência fundamental para refletir sobre as lutas e conquistas que caracterizariam a vida das mulheres ao longo do século XX.
Bibliografia fundamental
Aleramo, Sibilla. Una donna. Milão: Feltrinelli, 2003.
Bertolio, Johnny L. Controcanone: La letteratura delle donne dalle origini a oggi. Turim: Loescher Editore, 2022.
Chiarini, Ana Maria, Andréia Guerini e Karine Simoni (orgs.). Raízes feministas em tradução - italiano. (Edição bilíngue). Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2022.
Colonna, Vittoria. Rime. Bari: Laterza, 1982.
Contini, Gianfranco. Poeti del Duecento. Tomo I. Milão-Nápoles: Ricciardi.
Cox, Virgina e Chiara Ferrari. Verso una storia di genere della letteratura italiana. Percorsi critici e gender studies, Bolonha: Il Mulino, 2011.
De Luca, Giuseppe. Prosatori minori del Trecento. Tomo I. Scrittori di religione. Milão-Nápoles: Ricciardi, 1954.
Duby, Georges e Michelle Perrot. História das mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, 1991.
Ferroni, Giulio. Profilo storico della Letteratura Italiana (vols. I e II). Turim: Einaudi Scuola, 1991.
Stampa, Gaspara. Rime. Milano: Rizzoli, 1994.
Obs.
Outros textos serão fornecidos ao longo dos encontros.
Podem ser utilizadas outras edições dos textos citados na bibliografia.