Programa

Aula 1: O nascimento de uma indústria e a Guerra Civil Espanhola nas telas (1930-1940)
Exploração das origens da indústria cinematográfica espanhola e do impacto da Guerra Civil nas produções. Discutiremos o surgimento dos grandes estúdios, assim como os filmes bélicos e de propaganda realizados durante a Guerra Civil pelos dois lados do conflito. Abordaremos os principais diretores do período, como Benito Perojo e Florian Rey, além de empresas produtoras, como CIFESA e Hispano Film Produktion.

Bibliografia a ser comentada:
CAPARRÓS LERA, Josep Maria. História crítica del cine español. Barcelona, Editorial Ariel, 1999.
GARCÍA SEGUÍ, Alfons. "CIFESA, la antorcha de los éxitos". In: Archivos de la Filmoteca: revista de estudos históricos sobre la imagen, n. 4, 1990, p. 38-49.
GUBERN, Román. Benito Perojo: pionerismo y supervivencia. Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música (INAEM), 1994.


Aula 2: O pós-Guerra Civil e o cinema franquista (1940-1960)
Análise do cinema como instrumento de propaganda ideológica durante o franquismo. Discutiremos os filmes religiosos, que reforçavam a moral católica, os dramas históricos, que glorificavam a unidade nacional e momentos heroicos, e as “espanholadas”, que exploravam estereótipos culturais para projetar uma imagem folclórica e idealizada da Espanha.

Bibliografia a ser comentada:
DURÁN, Juan Antonio. Cesáreo González: el empresario espectáculo. Pontevedra: Diputación de Pontevedra, 2003.
FERNÁNDEZ, Emilio Carlos García. “Cine y propaganda en la España de Franco”. In: Revista de Occidente, n. 432, 2017, p. 142-147.
GUBERN, Román. La censura: función política y ordenamiento jurídico bajo el franquismo (1936-1975). Barcelona: Ediciones Península, 1981.


Aula 3: Etapa moderna, García Escudero e o Novo Cinema Espanhol (1960-1975)
Examinaremos o impacto da política de abertura cultural promovida por García Escudero na década de 1960 e o as articulações que levaram ao surgimento do Novo Cinema Espanhol. A partir de filmes que exploraram temas sociais e políticos, analisaremos os limites da renovação cinematográfica promovida pelo regime franquista. Serão abordados diretores como Carlos Saura, Basilio Martín Patino e Manuel Summers.

Bibliografia a ser comentada:
CAPARRÓS LERA, Josep Maria. El cine de los años 70. Navarra: EUNSA, 1976.
RUBIO, Carlos Aragüez. “La política cinematográfica española en los años sesenta: la propaganda del régimen a través del nuevo cine español (1962-1967)". Sociedad y utopía: Revista de ciencias sociales, n. 27, 2006, p. 77-92.


Aula 4: O cinema da transição e o cinema contemporâneo (1975-2000)
Exploração das transformações estéticas e culturais nas décadas de 1980 e 1990, e o impacto da transição democrática na produção cinematográfica. Análise das produções pós-transição, a globalização do cinema espanhol e o sucesso de cineastas como Almodóvar e Amenábar.

Bibliografia a ser comentada:
BARRY, Jordan; MORGAN-TAMOSUNAS, Rikki. Contemporary Spanish cinema. Manchester: Manchester University Press. 1998.
GARCÍA FERNÁNDEZ, Emilio Carlos. "El cine español contemporâneo: una propuesta didáctica". Barcelona: CILEH, 1992.
SMITH, Paul Julian. Desire Unlimited: The cinema of Pedro Almodóvar. Londres: Verso, 1994.