Programa

Aula 1 (10/02): Introdução ao cinema russo: primeiros filmes

Aula 2 (12/02): A linguagem do cinema e a cinematografia do texto literário

Aula 3 (17/02): Problemas em torno da adaptação cinematográfica

Aula 4 (19/02): Análise comparativa: a singularidade da imagem artística

Bibliografia:

EISENSTEIN, Sergei. Palavra e imagem. In O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. p. 13-50.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2.ed. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013.
LEYDA, Jay. Kino: a history of the Russian and Soviet film. 3 ed. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1983.
PEREIRA, E. M. de B. Literatura e cinema: a imagem artística nos escritos de Serguei Eisenstein. 2023. 298p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310808.
PÚCHKIN. Aleksandr. A dama de espadas: prosa e poemas. Trad. Boris Schnaiderman e Nelson Ascher. 2.ed. Ed. 34, 2006.
XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In PELLEGRINI et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itáu Cultural, 2003. p. 61-89.
ФОМИН В. И.; ГРАЩЕНКОВА, И.Н. История российской кинематографии (1896-1940 гг.) [História da cinematografia russa (1896-1940)]. Москва: ВГИК, 2016.