Programa

Aula 1: O “Prefácio” de Origem do drama trágico alemão – apresentação do escopo do texto, do contexto de sua confecção e de um certo conjunto de questões temáticas

Aula 2: Walter Benjamin e a mônada: a citação benjaminiana e questões de método

Aula 3: A teoria das ideias do “Prefácio” 1: nome e ideia

Aula 4: A teoria das ideias do “Prefácio” 2: origem e mônada

Aula 5: A Monadologia de Benjamin: a summa da teoria das ideias

BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. Edição e tradução de João Barrento
BENJAMIN, W. Sobre a linguagem em geral e a linguagem humana. São Paulo: Editora 34, 2014. Edição Jeanne-Marie Gagnebin; tradução de Ernani Chaves.
BENJAMIN. W. A tarefa do tradutor. São Paulo: Editora 34, 2014. Edição de Jeanne-Marie Gagnebin; tradução de Susana Kampff Lages
ROUANET, S P. Apresentação a Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986, p. 11-48.
PINHEIRO MACHADO, F A. Imanência e história: a crítica do conhecimento em Walter Benjamin. Belo Horizonte: editora UFMG, 2004.
GAGNEBIN, J-M. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza. Kriterion, Belo Horizonte, nº 112, Dez/2005, p. 183-190.
LEVIN, N. Expression and Perspectivism in Benjamin and Deleuze after Leibniz. 2019. 204 f. Tese. Filosofia. – Centre for Research in Modern European Philosophy, Kingston School Of Art, Kingston University, London. Londres, 2019.
SCHWEBEL, P. Walter Benjamin’s Monadology. 2012. 284 f. Tese. Filosofia. University of Toronto, Toronto, 2012.