Programa

Disciplina 1 - Introdução à Teoria da Cartografia
21 horas (aula)
Aula 1 - Introdução ao Curso de Aperfeiçoamento "Cartografias Plurais no Ensino de Geografia" - Regina Araujo de Almeida
Aula 2 - Representações e pensamento espacial - Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz
Aula 3 - O Ensino de Geografia e a Cartografia frente às mudanças curriculares - Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto
Aula 4 - A Cartografia como um instrumento de poder - Prof. Dr. André Roberto Martin
Aula 5 - Geotecnologias, cartografia sistemática e projeções cartográficas - Profa. Dra. Rubia Gomes Morato
Aula 6 - Os mapas ao longo da história - Profa. Dra. Iris Kantor
Aula 7 - A linguagem dos mapas - Profa. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca

Ementa: Teoria da Cartografia. Raciocínio espacial e lógica cartográfica. Cartografia e Geopolítica: os mapas como instrumentos de poder. Cartografias Digitais: sensoriamento remoto, escala e projeções cartográficas. As mudanças curriculares no ensino de Cartografia e Geografia. Cartografias Históricas: mudanças ao longo do tempo. Linguagem dos mapas: semiologia gráfica e a lógica de Bertin. 

Bibliografia: 
ALMEIDA, R. D. (Org.) Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologias. São Paulo: Contexto, 2011. 
ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. 
CASTELLAR, S. M. VANZELLA; LACHE, N. M. ; RODRIGUEZ, A. C. ; LOZANO, J. F. V. . Raciocínio Espacial y Cartografía: una alternativa para enseñar geografia. Iber (Barcelona), v. 98, p. 3-86, 2020.  
FONSECA, F. P.; OLIVA, J. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. 

Disciplina 2 - Cartografias Plurais: exemplos e diversidade de métodos 
24 horas (aula)
Aula 8 - Cartografias Periféricas e mapeamento participativo - Prof. Me. Wellington Oliveira Fernandes
Aula 9 - GeMAP - Experiências com automapeamento e mapas coletivos - Prof. Dr. Jorge Bassani
Aula 10 - Cartografias Negras e Antirracistas - Prof. Dr. Rafael Sanzio Araújo dos Anjos
Aula 11 - Cartografia Ambiental - Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan
Aula 12 - Cartografias Indígenas - Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida
Aula 13 - A Cartografia e a Infância - Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz
Aula 14 - A Geografia e a Arte: representações espaciais e a Cartografia - Profa. Dra. Rosangela Doin de Almeida
Aula 15 - Cartografias LGBTQIPA+ - Profa. Me. Vi Santos Almeida

Ementa: Cartografias Críticas e mapeamento participativo: mapografias, automapeamento, mapas coletivos, cartografia ambiental, cartografias negras, cartografias quilombolas e cartografias indígenas. Cartografias contra-hegemônicas, cartografia e arte, cartografias artísticas. Cartografias LGBTQIAP+.

Bibliografia: 
ALMEIDA, R. A. Ensino de Cartografia para Populações Minoritárias. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, p. 111-129, 2008. 
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. Espaço e tempo na Educação Infantil. São Paulo: Contexto. 2014. 
BASSANI, Jorge. PDP - Mapografias. 1. ed. São Paulo: FAU-USP, 2012. v. 1. 182p.
COLOMBO, V. P. (Org.) ; BASSANI, Jorge (Org.) ; TORRICELLI, G. P. (Org.) ; ARAUJO, S. A. (Org.) . MAPEAMENTO PARTICIPATIVO: TECNOLOGIA E CIDADANIA. 1. ed. São Paulo: FAUUSP, 2019. v. 1. 137p   

Disciplina 3 - A Cartografia na Escola
33 horas (aula)
Aula 16 - A cartografia no livro didático: propostas plurais de intervenção - Profa. Dra. Fernanda Padovesi Fonseca
Aula 17 - Cartografias Artísticas na Escola - Profa. Dra. Jacqueline Myanaki
Aula 18 - Cartografias Inclusivas: a Cartografia Tátil - Profa. Dra. Waldirene Ribeiro do Carmo
Aula 19 - Imagens aéreas como um recurso didático no ensino de Geografia - Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho
Aula 20 - Cartografia e mudanças climáticas no ensino de Geografia - Prof. Dr. Emerson Galvani
Aula 21 - Práticas e Métodos de Cartografia Escolar I - Profa. Dra. Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
Aula 22 - Práticas e Métodos de Cartografia Escolar II - Prof. Dr. Sérgio Ricardo Fiori
Aula 23 - Linguagem Digital e Cartografia - Profa. Dra. Tania Seneme do Canto
Aula 24 - Situação geográfica e a cartografia no ensino - Profa. Dra. Sonia Maria Vanzella Castellar
Aula 25 - Atlas escolares no Ensino de Geografia - Profa. Dra. Miriam Aparecida Bueno
Aula 26 - Cartografias Plurais: diversidade, emancipação e esperança - Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida 

Ementa: Cartografias Escolares: currículo, cartografia tátil, imagens áreas como recurso didático no ensino de Geografia, cartografia e o ensino de mudanças climáticas. Estudo de caso: o mapa como ferramenta de denúncia no caso dos agrotóxicos. Cartografias Plurais: diversidade, emancipação e esperança.

Bibliografia:
CANTO, T. S.. Cartografia e tecnologias digitais: novas abordagens e linguagens para a sala de aula. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 142p 
FIORI, S. R.. Arte pictórica e Cartografia Turística: a eficácia e a ludicidade dos mapas de orientação para o visitante. Revista Geografia, Literatura e Arte, v. 2, p. 51-76, 2020.
MYANAKI, Jacqueline; Corte, R. D. . Pinturas de paisagens e o registro dos impactos das fontes de energia nas paisagens geográficas. Geograficidade, v. 4, p. 88-102, 2014. 
QUEIROZ FILHO, A. P.; RODRIGUES, M. . A arte de voar em mundos virtuais. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2007. v. 1. 162p . 
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de ; CARMO, Waldirene Ribeiro do . Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, v. 99, p. 102-123, 2018.

Disciplina 4 - Trabalho de Conclusão de Curso 
12 horas (aula) 
Aula 27 - Apresentação de Seminários I 
Aula 28 - Apresentação de Seminários II
Aula 29 - Apresentação de Seminários III 

Ementa: Método científico. O professor e a pesquisa. Projetos alternativos no ensino de Geografia. 

Bibliografia: LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001a.