Detalhamento:
Aula 1. Apresentação do curso: as linhas do pensamento de Eisenstein.
Aula 2. Eisenstein na obra de V. V. Ivánov: o problema fundamental.
Aula 3. Imagem e representação (parte 1)
Aula 4. Imagem e representação (parte 2)
Aula 5. Composição e sentido.
Aula 6. A montagem como elemento criativo.
Aula 7. A montagem vertical: movimento interno.
Aula 8. Conversas finais: tensão e significado.
Bibliografia inicial:
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2004.
BORDWELL, David. El cine de Eisenstein: teoría y práctica. Trad. José García Vázquez. Barcelona; Buenos Aires: Paidós, 1999.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
IVÁNOV, V. V. Dos diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Noé Silva. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
MACHADO, Arlindo. Eisenstein. um dialogismo radical. In Revista Polímica. n. 3 São Paulo: Ed. Moraes Ltda, 1981. p. 23-43.
PEREIRA, E. M. de B. Literatura e cinema: a imagem artística nos escritos de Serguei Eisenstein. 2023. 298p. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310808.
XAVIER, Ismail. Eisenstein: da montagem de atrações ao cinema intelectual. In O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p. 129-146.
ИВАНОВ, Вяч. Вс. Эстетика Сергея Эйзенштейна. Москва: Академический проект, 2019.