Programa

Detalhamento:

Cada um dos oito encontros terá como foco uma língua, abrangendo informações sobre sua origem, sistema de escrita, características fonéticas, morfossintáticas, histórico-geográficas e aspectos culturais dos territórios em que a língua é falada. Os participantes terão oportunidade de ouvir e ler documentos autênticos das línguas focalizadas.

Serão tratadas nos encontros as seguintes línguas:
1. Grego
2. Coreano
3. Hebraico
4. Chinês
5. Armênio
6. Russo
7. Japonês
8. Árabe

 

Bibliografia:

ALLOUACHE F., BLONDEAU N., POTOLIA, A., TAOURIT, R. « Autobiographies langagières : arrimages existentiels, transmissions, élaborations identitaires », Revue Agencements, éditions du commun, 2022, pp.146-178.
BILLIEZ, Jacqueline (org.). De la didactique des langues à la didactique du plurilinguisme. Hommage à Louise Dabène. Grenoble: CDL/LIDILEM, 1998.
CANDELIER, Michel. Janua Linguarum – la porte des langues – L’introduction de l’éveil aux langues dans le curriculum. Strasbourg: Centre Européen pour les langues vivantes/Conseil de l’Europe. 2003c. Disponível em: http://archive.ecml.at/documents/pub121f2003candelier.pdf.
COSTE, D., MOORE, D., & ZARATE, G. (2009[1997]). Compétence plurilingue et pluriculturelle. Vers un Cadre Européen Commun de référence pour l’enseignement et l’apprentissage des langues vivantes. Strasbourg: Éditions du Conseil de l’Europe. https://rm.coe.int/168069d29c
FISCHER, Steven Roger (2009). História da Escrita. São Paulo: UNESP.
JEAN, Georges (2002). A Escrita: Memória dos Homens. Rio de Janeiro: Objetiva.
OLIVEIRA, G. M. de. (2009) Plurilinguismo no Brasil – repressão e resistência linguística. Synergies Brésil, 7, 19-26. http://gerflint.fr/Base/Bresil7/gilvan.pdf
SARSUR, É. & MIRANDA DE PAULO, L. (2022). “Florescer da consciência plurilíngue”: A intercompreensão na formação do estudante de Letras. In: Daher, C.H.; Rocha da Cunha, K.M. (Orgs.). Revista X, 17(2). ISSN: 1980-0614, 483-516 https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/83774/46677