Programa

Aula 1: Censura e Direitos Humanos no Cinema Brasileiro

O cinema como um vetor de memória e debate. Nesta primeira aula, exploraremos a relação entre cinema e direitos humanos. Analisaremos também como a censura brasileira atuou para controlar narrativas e silenciar vozes dissonantes, discutindo os aspectos jurídicos e práticos da censura e temas que foram considerados "indesejados" nas telas ao longo do tempo. Como estudo de caso, nos dedicaremos à análise do filme O Pagador de Promessas (1962). A partir da exibição de trechos da obra, examinaremos sua trajetória e repercussão nacional e internacional, refletindo sobre temas como liberdade de crença, protagonismo popular e a relevância do filme para os debates sobre direitos humanos.

Aula 2: Cinema como Resistência – Arte, Política e Exclusão

Dando continuidade ao estudo da relação entre cinema, resistência e direitos humanos, aprofundaremos a análise com o filme São Bernardo (1972), adaptação cinematográfica do romance de Graciliano Ramos. A partir da exibição de trechos da obra, examinaremos sua trajetória diante da censura, o processo de liberação e sua recepção na imprensa. A discussão abordará as críticas do filme à modernização excludente durante o Regime Militar e o papel do cinema na preservação da memória e na denúncia de violações de direitos humanos. Além disso, refletiremos sobre a liberdade artística e os desafios da produção audiovisual no Brasil contemporâneo, destacando as transformações e permanências nos mecanismos de controle da cultura.

Filmografia:

O pagador de promessas (Anselmo Duarte, 1962). Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WLqFa-61tkM. Acesso em: março de 2025.

São Bernardo (Leon Hirszman, 1972) Disponível em: www.youtube.com/watch?v=-Ry5i5ev4os. Acesso em: março de 2025.

Bibliografia:

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958-1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANCELLI, Elizabeth. “A violenta memória do esquecimento”. In: Trivium, vol.4, n. 2, 2012.
MORENO, João Vitor. A Ditadura no Cinema: análise dos filmes São Bernardo (1972) e Eles Não Usam Black-tie (1981). São Paulo: Dialética, 2024.
NAPOLITANO, Marcos. “Desafios para a História nas encruzilhadas da memória: entre traumas e tabus”. In: História: Questões & Debates, n. 68, 2019, p. 18–56.
SILVA, Maria Viviane de Melo. "O pagador de promessas e sua repercussão no jornal O Semeador em 1962". In: Boletim Historiar, v. 05, n. 03, 2018, p. 43-53.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.